dois meses de casa das artes e a matemática da vida

1 Entrada da Casa das Artes denota garantia de um futuro brilhante para 625 alunos Foto Eric SouzaEntrada da Casa das Artes denota garantia de um futuro brilhante para 625 alunos. Foto: Eric Souza.

A Casa das Artes, espaço de fomento à aprendizagem cultural inaugurado em março de 2014 pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), completou dois meses de existência e alguns dos resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo desse período começam a aparecer. No espaço, oferecem-se para a população de Itabuna cursos diversos: violão, teclado, bateria, instrumentos de sopro, artes digitais, desenho em grafite, desenho & pintura, ballet, dança de salão, street dance, teatro e capoeira. Encerrando-se o primeiro semestre do ano, os monitores entram na reta final dos trabalhos desenvolvidos até então, sendo que alguns dos cursos estão acontecendo desde fevereiro.

.

2 Crianças participam de uma aula pública de ballet organizada pela professora Marcela Carvalho Foto Eric SozaCrianças participam de uma aula pública de ballet organizada pela professora Marcela Carvalho. Foto: Eric Souza.

A professora Marcela Carvalho, de ballet direcionado para crianças com idade entre 5 e 12 anos, realizou no dia 30 de abril uma aula pública dirigida aos pais. Na aula, a professora observou os cuidados que os pais devem ter com as crianças ao prepará-las para as aulas. Iasmin Oliveira Conceição, 8 anos, disse que gosta muito de participar do curso, porque acha bonito e porque a professora é boa. Sua mãe, Valdirene Conceição, disse que a filha era muito agitada antes de entrar no ballet e, agora, está mais calma, tranquila, mais "mocinha".

3 Mães prestam atenção à aula e ficam atentas para os cuidados que devem ter ao preparar suas crianças para a aula de balé Foto Eric SouzaMães prestam atenção à aula e ficam atentas para os cuidados que devem ter ao preparar suas crianças para a aula de ballet. Foto: Eric Souza.

O monitor Erivelton Silva Santos, de Teclado, disse que está impressionado com a qualidade dos cursandos, alguns dos quais já encerrarão o primeiro semestre com amplo domínio de leitura e escrita de partituras. "Alguns já desenvolvem de modo mais sistematizado o talento que possuem", enfatizou. Rodrigo Campelo Santos, 16 anos, que faz o curso de Violão, disse que está muito feliz com o que está aprendendo e que achou que o início seria um pouco mais difícil. "Com persistência e confiança, qualquer pessoa pode aprender", disse o estudante.

4 O monitor Erivelton Silva Santos diz que os alunos são muito talentosos Foto Eric SouzaO monitor Erivelton Silva Santos diz que os alunos são muito talentosos. Foto: Eric Souza.

Denise Tavares, coordenadora do Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social (PACAIS), disse que está impressionada com o modo como a população assimilou a Casa das Artes. Começamos com 482 alunos matriculados e já estamos com 625. "O espaço ficou pequeno para a demanda e, mesmo assim, assim que acontece uma desistência, a gente já coloca um aluno novo no lugar", disse a coordenadora. Houve mudanças também na quantidade de monitores: "Começamos com 22 e esse número mais do que dobrou, agora estamos com 62. Alguns, atuarão na Casa das Artes e outros, nos bairros", explicou. Denise Tavares fica emocionada quando fala mais profundamente: "Essa é a ação cultural mais ousada que já tivemos. Isso mexe com a Matemática da Vida. Todas esses alunos e monitores integrados, carregarão consigo a marca de um trabalho cujos resultados serão sentidos lá no futuro, quando Itabuna ver a quantidade de novos artistas presentes no seu cenário cultural".

5 O monitor Pablo diz que um dos fatores importantes para a aprendizagem do violão é o entusiasmo e o esforço Foto Eric SouzaO monitor Pablo diz que um dos fatores importantes para a aprendizagem do violão é o entusiasmo e o esforço. Foto: Eric Souza.

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de junho, a FICC realizará um grande evento no Teatro Zelia Lessa, sempre a partir das 17hs., em que alunos e professores demonstrarão os resultados de cada curso. O evento marca o encerramento das atividades da Casa das Artes neste primeiro semestre. A Casa das Artes e o PACAIS integram as ações do programa "Cidade de Paz", implementado pela atual administração municipal e desenvolvido pela fundação.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915