“TERRA DEU, TERRA COME” PROVOCA QUESTIONAMENTOS SOBRE VIDA E MORTE NO CINE FICC DESTA TERÇA

O personagem Pedro em cena do documentário Terra Deu Terra ComeO personagem Pedro em cena do documentário Terra Deu Terra Come

O Cine FICC desta terça-feira coloca em cartaz o filme "Terra Deu, Terra Come", um documentário que coloca Pedro como personagem central. Pedro é um dos últimos conhecedores doe um conjunto de canções e ações chamada de "vissungos", músicas cantaroladas em dialeto banguela durante os rituais fúnebres da região onde ele vive, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19.

Ele é garimpeiro de muita sorte, que já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante que encontrou há 70 anos, foi enterrado pelo tio em local desconhecido. Por causa disso, vive sempre numa constante dúvida: para reencontrar o diamante só se invocar a alma de seu tio João dos Santos.

Durante um funeral, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos e daí vem o principal ponto de interrogação do filme: "estamos sozinhos ou as almas também estão entre nós?".

O filme é uma produção nacional, lançado em 2010, dirigido por Rodrigo Siqueira. Tempo médio de duração: 88 minutos. Classificação indicativa: 12 anos. A entrada é franca, e a pipoca também é de graça. A sessão será iniciada as 19h30min. Os coordenadores do projeto recomendam uso de casaco de frio, pois a sala é refrigerada. O Cine FICC acontece na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na praça Laura Conceição (praça da Catedral), 339 – Centro.

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915