Cultura

O projeto cultural e de incentivo à Leitura da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Letras que Voam, retoma suas atividades a partir do dia 4 de março. A primeira participação da equipe será no “Festival Por do Sol”. O evento é uma realização da Associação Cultural Amigos do Teatro – ACATE e conta com o apoio da entidade.

Sob a coordenação da professora Genny Xavier, o projeto Letras que Voam tem como objetivo o estímulo às práticas de leitura através de oficinas itinerantes, nelas são realizadas diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, rodas de conversas, exibição de filmes, além de brincadeiras como forma de desenvolver o senso criativo e crítico da criança.

Em 2017 a equipe composta por Genny Xavier (coordenadora), Ágda Marques (mediadora de leitura), Larissa Profeta, Rogério Tomás (contadores de histórias) e Adilson Nascimento (músico), levou o projeto para as escolas Só o Amor Constrói, Verdes Campos, João Mangabinha e Isa Brito. A Associação Floresceu, assim como a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, o Centro de Cultura Adonias Filho, a LBV – Legião da Boa Vontade, Casa Jorge Amado, bem como diferentes praças públicas de Itabuna, receberam o Letras que Voam.

Em parceria com o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da UESC, o “Letras” também desenvolveu nos municípios de Serra Grande e Itajuípe, ações de valorização a leitura e cidadania através do projeto “A Leitura vai à Praça”.

Para agendar uma visita gratuita, seja em escolas, faculdades, comunidades, praças e eventos de cunho sociocultural, é necessário enviar um ofício de solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou entrar em contato com a FICC através dos telefone telefones (73) 3613 4915 ou 98822-4424.

  • Criado em .

Editus lança livro infantojuvenil sobre cultura e identidade

A Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz apresenta Intercambiando com Demetrius e Felipa, novo livro da Professora Maria Luiza Santos, que a partir da história de uma intercambista, aborda temas da atualidade e incluídos no currículo escolar. A publicação nasceu de um bate-papo com alguns adolescentes brasileiros e outros brasileiros “de coração”, que viveram a experiência do intercâmbio.

Leia mais:Editus lança livro infantojuvenil sobre cultura e identidade

  • Criado em .

Editus estará presente na Feira Literária Arlete Vieira do Colégio Vitória

O Colégio Vitória realiza nos dias 03 e 04 de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus, a Feira Literária Arlete Vieira, que faz parte do Projeto Rimas e Sons e tem como tema "Viva a palhoça! Ou não", abordando o movimento Tropicalista. O nome do evento é uma homenagem póstuma à professora Arlete Vieira, que faleceu esse ano. Mãe de alunos do Vitória e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), dedicou parte da vida à formação de novos leitores.

Leia mais:Editus estará presente na Feira Literária Arlete Vieira do Colégio Vitória

  • Criado em .

Reunião na FICC discute a IV Feira Literária

Na tarde da última quinta-feira,17, foi realizada na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), uma reunião para discutir sobre a edição da IV Feira Literária de Itabuna - FELITA. O evento, que está marcado para acontecer entre os dias 25 a 28 de outubro, será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho.

Leia mais:Reunião na FICC discute a IV Feira Literária

  • Criado em .

A segunda edição do projeto “Fique na praça, a FICC chegou!” acontece nesta quinta-feira (10), em Ferradas. O evento, idealizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), teve sua primeira edição em julho deste ano, na praça Otávio Mangabeira (Camacã), e contou com a presença do Prefeito Fernando Gomes, Vice-Prefeito Fernando Vitta, do presidente da fundação, Daniel Leão, além de produtores culturais, professores e alunos dos projetos sociais da própria instituição cultural.



Com a inclusão das Diretorias de Turismo e Esporte, o “Fique na praça, a FICC chegou!” tonou-se mais abrangente. Segundo Ari Rodrigues, diretor de Turismo do município, a intenção é realizar uma vez por mês. “Levaremos o projeto para os bairros de Itabuna. A primeira edição aconteceu no Centro da cidade. Este mês optamos por Ferradas, pois agosto é quando comemoramos o nascimento do escritor Jorge Amado. Portanto, faremos uma edição especial”, informou.



O Assessor de Ações Culturais e Cidadania da FICC, Nonato Teles, ressaltou que o projeto é importante, uma vez que, levará ao conhecimento da comunidade, de forma mais ampla e presencial, os programas desenvolvidos pela instituição no campo das oficinas e atividades literárias; “e nesta edição, o evento resgatará a memória cultural da cidade, relembrando a população adulta e informando aos mais jovens a grandiosa e imortal obra de Jorge Amado, um dos escritores brasileiros mais famosos e traduzidos de todos os tempos”.


Programação
A programação será iniciada às 14 horas com a apresentação da fanfarra Banda Municipal de Itabuna – Falcões, na praça Frei Ludovíco, em frente à Casa de Jorge Amado. Às 14h50min, em ponto, terá início o espetáculo teatral “O Menino Grapiúna e outras histórias”, com a participação de atores do projeto Letras que Voam”. A direção do espetáculo está a cargo de Marco Nô. A partir das 15h20min acontecerão diversas manifestações artística-culturais com alunos e professores do projeto PACAIS (Programa de Arte e Cultura de Áreas de Interesse Cultural) na praça Frei Ludovico. O evento tem previsão de término para às 20 horas.

  • Criado em .

FICC prepara programação em homenagem ao aniversário de Jorge Amado

No dia 10 de agosto de 1912 nascia na Fazenda Auricídia, em Ferradas, Jorge Leal Amado de Faria. Depois de uma grande enchente, a fazenda Auricídia foi totalmente inundada. Os pais de Jorge se mudaram para a vila de Ferradas com os filhos ainda pequenos. Lá, moraram por alguns anos, antes de mudarem para Ilhéus. Anos depois, a casa onde a família Amado morou foi comprada pelo então prefeito Ubaldo Dantas, onde seria construída o Eco Museu Jorge Amado.

Leia mais:FICC prepara programação em homenagem ao aniversário de Jorge Amado

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915