DANÇAS DA VIDA EM MAIS UM TÍTULO LANÇADO PELA FICC

Amigos da imprensa prestigiaram o evento. Na foto o escritor e o reporter da TV Santa Cruz Cesar Soares - Foto Eric SouzaAmigos da imprensa prestigiaram o evento. Na foto, o escritor Antônio Xavier e o repórter da TV Santa Cruz, Cesar Soares. - Foto: Eric Souza.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) lançou, na última sexta-feira (08), o livro "A dança da Vida", de autoria do professor Antônio Xavier e publicado pela editora Via Litterarum. Este foi o sétimo título lançado pela FICC neste ano de 2014 e o segundo publicado por Xavier.

Neste novo trabalho, em que apresenta o resultado de seus estudos em nível de monografia, o autor propõe uma análise sócio-antropológica da dança. Segundo o autor, "o texto traz algumas curiosidades sobre a dança, tais como o reconhecimento da mesma como linguagem, como forma de representação de diversas culturas e mesmo como um dos modos com que quaisquer povos e religiões manifestam-se, sejam eles mais democráticos e abertos ou mais radicais e fechados". O autor explicou ainda que, como pesquisa monográfica, manteve o texto intocável, tal qual foi concebido quando a pesquisa foi realizada há 20 anos.

Fernando Caldas abrilhantou o lançamento com um show de MPB - Foto Eric SouzaFernando Caldas abrilhantou o lançamento com um show de MPB. Foto: Eric Souza.

Xavier disse ainda, ao apresentar o seu livro, que o apoio da FICC foi muito importante. "Itabuna é uma cidade que tem um apelo literário forte e que, nem sempre foi devidamente explorado. Qualquer autor regional que enseja o sucesso sabe o quanto essa cidade é importante na literatura. Tendo observado todos os apoios recentes da FICC, o esforço de membros de sua equipe para valorizar ações de incentivo à leitura, compreendi que não poderia lançar esse livro de outro modo, que não fosse com essa parceria. O apoio foi maravilhoso!", disse o escritor.

O lançamento contou ainda com o apoio da Casa das Artes, que articulou duas apresentações de dança, uma coordenada pela professora de ballet, Marcela Carvalho e outra pelo professor de dança de salão, Marcello Neto. Na primeira apresentação, uma montagem coreográfica que misturou elementos de jazz com músicas pop internacionais, apresentada por Jade Carvalho e Gleidson Souza; na segunda apresentação, uma montagem de xote e forró apresentada pelo Marcello Neto e Kally Reis. O cantor Fernando Caldas também presenteou o público com uma apresentação musical de voz e violão e a legítima música popular brasileira.

No lançamento de um livro que fala sobre dança não faltaram xote nem forró - Foto Eric SouzaNo lançamento de um livro que fala sobre dança, não faltaram xote, nem forró, nem ballet, nem jazz. - Foto: Eric Souza.

Assim como o livro de Xavier, outros títulos de autores como Ramon de Freitas Ribeiro, Antônio Lopes, Ulisses Góes, Maria Efigência Oliveira, Rita Líro e Daniel Thame foram lançados em Itabuna com o apoio da FICC.

O escritor agradeceu à FICC e disse que o trabalho da fundação no apoio aos escritores locais é incontestável - Foto Eric SouzaO escritor agradeceu à FICC e disse que o trabalho da fundação no apoio aos escritores locais é incontestável. Foto: Eric Souza.

Publicação propõe uma análise sócio-antropológica da dança através dos tempos - Foto Eric Souza
Publicação propõe uma análise sócio-antropológica da dança através dos tempos. Foto: Eric Souza.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915