FICC RESTAURARÁ MONUMENTO DO JARDIM DO Ó

O professor Roberto José o restaurador Dionavi Tavares e artista plástico Paulo Cardozo acertam os detalhes da restauração da obra Equilíbrio - Foto Eric SouzaO professor Roberto José, o restaurador Dionavi Tavares, e o artista plástico Paulo Cardozo acertam os detalhes da restauração da obra "Equilíbrio", exposta no Jardim do Ó. Foto: Eric Souza.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) fará a restauração do monumento localizado na Praça José de Almeida Alcântara, mais conhecida como Jardim do Ó, reforçando o compromisso da atual gestão de revitalizar e recuperar os espaços públicos e equipamentos culturais do município. O presidente da fundação, professor Roberto José da Silva, acompanhado de integrantes de sua equipe, se encontrou nesta quinta-feira, 20, com o artista plástico Paulo Cardozo, autor da obra denominada "Equilíbrio", na própria praça, onde foram acertados os detalhes do processo.

A restauração, que será executada pelo autor da obra em parceria com o artista plástico Diovani Tavares, contará com a recuperação completa de todas as peças, revitalização das cores e da pintura, além da reposição do busto de José Alcântara, prefeito inspirador do monumento. "O Jardim do Ó voltará a ter uma bela obra de arte, em condição de ser admirada, à altura do valor do artista que a criou e da importância que tem para aquela praça e para a própria cidade de Itabuna", frisou Roberto José.

.

Paulo Cardoso avalia as possibilidades de restauração de sua obra - Equilíbrio - Foto Eric SouzaPaulo Cardoso avalia as possibilidades de restauração de sua obra. Foto: Eric Souza.

Paulo Cardozo salientou que o sentido da obra e o seu significado estão preservados, mas que efetivamente a degradação pela qual passou, seja pela ação do tempo, seja pela falta de cuidado, compromete, inclusive, a segurança dos transeuntes, já que uma de suas bases está em estágio avançado de corrosão. O artista mostrou-se sensibilizado com a proposta da fundação de recuperar os monumentos da cidade de Itabuna. "Temos obras consagradas em nossa cidade, que compõem as nossas paisagens urbanas, que fazem parte da nossa história. Cuidar dessas obras é garantir que gerações futuras não percam suas identidades", ratificou.

SOBRE O ARTISTA E A OBRA

Paulo Cardozo é ilheense e mora em Itabuna. Possui peças artísticas expostas em praças de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e em diversas cidades de Minas Gerais e também na Europa. A obra composta na Praça Dois de Julho, centro de Itabuna, foi inaugurada há 19 anos.

Sua elaboração foi feita como forma de homenagear o ex-prefeito de Itabuna, José Almeida Alcântara, que administrou o município entre 1959 e 1963 e também entre 1967 e 1968, mandato que não foi terminado por conta do seu falecimento em abril de 68. O governo de Alcântara representou o fim de um modelo oligárquico da administração municipal. Pela primeira vez na história de Itabuna os cidadãos foram às ruas visando à instalação de um governo popular. As mulheres assumiram a frente da campanha e usaram panelas e colheres de pau como símbolo de apoio à Alcântara.

foto2
Da esquerda para a direita, o diretor de Projetos, Fernando Caldas, o assessor de Acompanhando da Gestão, Ricardo Mascarenhas,
o presidente da FICC, Roberto José e o artista plástico Paulo Cardozo. Foto: Eric Souza.

O monumento, construído há 40 anos, atualizado em 1994, desde então foi abandonada pelos gestores de Itabuna. "Fizeram pinturas em cima dela algumas vezes, colocando tinta sobre tinta, mas restauração mesmo nunca aconteceu", disse Cardozo.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click