PLANO SETORIAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA É DISCUTIDO EM ITABUNA

3 Autoridades diversas ouvem atentamente as orientacoes que visam a preservacao da cultura afro-descendente - Foto Eric Souza Autoridades diversas ouvem atentamente as orientações que visam a preservaçãoo da cultura afro-descendente - Foto Eric Souza.

Integrantes da equipe gestora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), responsável em Itabuna pela fomentação de políticas de desenvolvimento cultural e de apoio das ações afirmativas, participaram, no sábado (16), da Consulta Pública ao Plano Setorial da Cultura Afro Brasileira, que aconteceu no Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro-Itabunense (ACAI).

Durante o encontro, esboçaram-se os diversos aspectos que permeiam as atuais políticas de fomento da igualdade racial, da proteção e preservação das religiões de raízes africanas e da correção das injustiças históricas cometidas contra os negros.

.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da FICC disse que as ações afirmativas que visam uma equiparação entre negros e seus descendentes às outras parcelas da população são o resultado direto de que, efetivamente, tenta-se minimizar todas as mazelas cometidas contra os povos trazidos da África. "É importante observar que nem todo mundo compreende de forma plena as reais intenções das ações afirmativas, da lei de cotas e das lutas por igualdade racial atualmente implementadas em nosso país. Dentro dos corredores das universidades, por exemplo, ainda permanece um olhar de preconceito aos cotistas pelo puro desconhecimento da História do Brasil e do que os negros enfrentaram neste país, quando para aqui foram trazidos", disse Roberto José.

Professor Rui assina e entrega documento ao representante do Governo Federal em que orienta sobre demandas dos povos negros do Sul da Bahia - Foto Eric SouzaProfessor Rui assina e entrega documento ao representante do Governo Federal em que orienta sobre demandas dos povos negros do Sul da Bahia. Foto: Eric Souza.

Na oportunidade, o Coletivo das Entidades Negras, em Itabuna, representado pelo professor e babalorixá, Rui Póvoas, pela ekede Lúcia de Iemanjá e pelo babalaxé Lula Dantas, entregou ao representante da Fundação Palmares (vinculada ao Ministério da Cultura), Lindivaldo Junior, um documento em que apresenta as demandas dos negros de Itabuna e da região, entre as quais, o apoio aos projetos sociais que ratificam o Orgulho Negro, tais como o Encantarte, coordenado no bairro Maria Pinheiro pelo líder comunitário Egnaldo França.

O presidente da FICC, Roberto José da Silva, considerou o resultado final do trabalho muito positivo e classificou o encontro como "uma verdadeira aula de História do Brasil". Na próxima quinta-feira (21), a partir das 18hs, representantes do Conselho Municipal de Cultura se reunirão na Sala de Cinema da FICC para discutir aspectos locais das políticas de igualdade racial.

O presidente da FICC Roberto Jose fala que o preconceito e o racismo ainda persistem e precisam ser debatidos e combatidos - Foto Eric SouzaO presidente da FICC, Roberto José,  fala que o preconceito e o racismo ainda persistem e precisam ser debatidos e combatidos. Foto: Eric Souza.

A importância do "Obá-obá"

Mãe Vanda e Pai Rui Póvoas entregam mudas de Obá-obá que serão levadas para Salvador - Foto Eric Souza

Durante o encontro, líderes candomblecistas de Itabuna doaram para articuladores religiosos de Salvador algumas mudas da planta conhecida como "Obá-obá", considerada como um elemento sagrado nas rodas e nos terreiros de Candomblé. A planta é muito sensível ao meio ambiente e nem sempre germina. O clima da cidade de Itabuna tem contribuído para que a planta cresça e se desenvolva. Com isso, foi possível doar algumas unidades que serão transferidas de Itabuna para Salvador, explicou Lula Dantas.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915