“SÃO JOÃO DA CIDADE” RESGATA A FORÇA DOS FESTEJOS JUNINOS EM ITABUNA

1A Com muita segurança e sem violência pais e mães puderam se divertir com tranquilidade com os seus filhos Foto Eric SouzaCom muita segurança e sem violência,  pais e mães puderam se divertir com tranquilidade com os seus filhos. Foto: Eric Souza.

Crianças, jovens, pais e mães, vovô e vovó. Festa da família. Forró. Arrasta-pé. Dança. Comidas típicas. Trajes típicos. Sanfona e triângulo. Brincadeiras. Distribuição de brindes. Friozinho e o calor humano esquentando os corações dos itabunenses. Este foi o clima com que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realizou na noite desta quarta-feira (11) o "São João da Cidade", evento ensejado a rogo do projeto "São João dos Bairros", também realizado nos bairros Mangabinha, João Soares e Fátima e que teve como co-realizadoras a TV Santa Cruz e a Rádio Bahia FM Sul.

O "São João da Cidade" se transforma na retomada, pelo município, das suas festas mais tradicionais. A proposta, indica o presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, é justamente a de estender para a região central o sucesso das festas de rua, que nunca deixaram de acontecer em Itabuna. "Nosso São João é forte, tem apelo comercial, tem um público cativo, dialoga de forma muito direta com o povo de Itabuna. Então, queremos fazer dessa festa de hoje um espelho de um projeto grandioso que visa transformar a cidade de Itabuna em roteiro turístico dos festejos juninos no interior da Bahia".

.

1B Quadrilha junina não se esqueceu de homenagear a participação do Brasil na Copa do Mundo que começa nesta quinta-feira 12 Foto Eric SouzaQuadrilha junina não se esqueceu de homenagear a participação do Brasil na Copa do Mundo que começa nesta quinta-feira (12). Foto: Eric Souza.

O "arrasta-pé", que começou às 18hs, na Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), próximo à Câmara de Vereadores, teve apresentações diversas como a peça teatral "Casamento na Roça", apresentado pelo Grupo de Teatro da FICC, quadrilhas de diversas escolas, jogos recreativos típicos e serviços de maquiagem infantil. A animação ficou com as bandas "Pois É" e "Colher de Pau", de Salvador. A principal atração da noite, a banda "Cacau com Leite" encerrou o festejo com chave de ouro, relembrando os principais sucessos da banda e trazendo para o ritmo do forró o melhor da MPB.

1C A repórter Karen Póvoas da TV Santa Cruz dando conta de todos os registros para os noticiários da emissora Foto Eric SouzaA repórter Karen Póvoas, da TV Santa Cruz, dando conta de todos os registros para os telejornais da emissora. Foto: Eric Souza.

Segundo cálculos da Polícia Militar, o público estimado foi de 10 mil pessoas. Thiago Meira Xavier, 25 anos, estudante universitário, morador do Pontalzinho, curtiu a festa com a namorada. Segundo ele, "Itabuna é uma cidade festeira por natureza e ter uma festa de São João é muito bom. Quando a festa acontece sem brigas, com muita paz, sem violência, é melhor ainda", disse.

Muitos itabunenses aproveitaram também a realização da festa para conseguirem uma renda extra. Não faltou, no local do evento, barracas de bebidas e comidas das mais variadas.

1D Nem a chuva desencorajou o público ávido pelo forrobodó itabunense Foto Eric SouzaNem a chuva e nem o frio desencorajou o público ávido pelo forrobodó itabunense. Foto: Eric Souza.

Ari PB e a banda Cacau com Leite encerraram com maestria o São João da Cidade. Foto: Eric Souza.

Ari PB e a banda Cacau com Leite encerraram com maestria o São João da Cidade Foto Eric Souza.

Bairro de Fátima encerrou com muita animação o "São João dos Bairros"

2A No bairro de Fátima público estimado em 8 mil pessoas lotou a praça princ  último domingo 09 quando se encerrou o São João dos Bairros em Itabuna.

No bairro de Fátima público estimado em 8 mil pessoas lotou a praça principal do bairro no último domingo (09) quando se encerrou o São João dos Bairros em Itabuna. Foto: Eric Souza.

O projeto "São João dos Bairros", da TV Santa Cruz, e que, em 2014, teve a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) como co-realizadora, foi encerrado, em Itabuna, no último domingo (09), nas ruas Reinaldo de Andrade Souza e Rua São Sebastião (praça principal do bairro). Por lá, a festa também foi de muita emoção e brilho, com público estimado calculado pela Polícia Militar de pelo menos oito mil pessoas. O bairro de Fátima é apontado como um dos favoritos para continuar recebendo o projeto em 2015. Os três bairros visitados pelo projeto (os outros dois foram Mangabinha e João Soares) são avaliados em termos de animação, público e envolvimento da comunidade. O bairro mais bem avaliado conquista o direito de continuar no calendário da festa no ano seguinte.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915