COMEÇA HOJE EM ITABUNA A PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO NEGRO

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO (SECOM) DA PREFEITURA DE ITABUNA.

20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, em decorrência da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional que morreu lutando pela libertação dos negros. Em Itabuna, a Semana da Consciência Negra começa com uma extensa programação.

O próximo domingo (20 de novembro) é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data marca a morte de um maiores heróis nacionais do Brasil, Zumbi dos Palmares, que morreu lutando contra a escravidão dos negros. Para comemorar a data, organizações da sociedade civil, juntamente com o Coletivo das Entidades Negras de Itabuna iniciam, nesta quarta-feira (16), uma vasta programação cultural que seguirá até o domingo (20). A programação tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e também da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).  O movimento terá início logo mais às 19h, no Espaço Mário Gusmão, na Praça Laura Conceição, com a Noite do Tambor (apresentações culturais). 

Professores da rede municipal preparam peças para a formação continuada sobre consciência negra - Foto Divulgação 2Professores da rede municipal preparam peças para a formação continuada sobre consciência negra

Diversas entidades tradicionais de matriz africana, grupos culturais e artistas foram convidados: Ilê Axé Oyá Funkê, Ilê Axê Ijexá, Ilê Axê Iya Omi, Ilê Axê Odara, Grupo Afro Encantarte, Ilê Axê Osumamaré Iyewa, Grupo de Capoeira Celeiro de Bamba, Movimento Negro Unificado (MNU), Banda Colheita Viva e Selma Aguiar. Segundo Lula Dantas, um dos organizadores, "a programação é fruto de construção coletiva, a partir das demandas de cada uma das entidades com o desejo de celebrar a memória de Zumbi dos Palmares e de discutir as questões relativas à igualdade racial", disse o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI). 

Entre os dias 17 e 19, ainda no Espaço Mário Gusmão, acontecerá a Feira de Artesanato, promovida pela Associação dos Artesãos de Itabuna (Aiart). No Foyer Cultural da FICC acontece a 1ª Mostra Fotográfica do Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI / Projeto Cultura em Ação), sempre das 10h e 17h. Ainda.

Também o Fórum de Agentes e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEGSUL), promoverá nesta quinta-feira (17) às 9h, no Espaço Mário Gusmão, uma reunião ordinária que discutirá o tema "Gestão Cultural e Ações Afirmativas", com exposição do professor Ricardo Dantas. Às 14h, acontece no Centro de Cultura Adonias Filho, a Mostra Audiovisual Cineclubista, com exibição de filmes.

 

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES

Professores da rede municipal preparam peças para a formação continuada sobre consciência negra - Foto Divulgação 5

Professores da rede municipal preparam peças para a formação continuada sobre consciência negra.

Também haverá a formação de professores e coordenadores da rede municipal de ensino sobre a Semana da Consciência Negra, apresentando um novo componente curricular ("Culturas e Identidades Negra"), como mais um instrumento de combate ao racismo no ambiente escolar de acordo com a professora Rita Amâncio, assessora da Secretaria Municipal de Educação. A programação acontecerá nos dias 18 e 19. O local da formação ainda será confirmado pelos organizadores.  

No dia 18, às 14 horas, no auditório do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (SIMPI) está programada a oficina de Dança Afro "Os Quatro Elementos" – Corpo e Ancestralidade, com participação do Grupo Encantarte e da Assessoria Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais. No mesmo dia, às 19 horas, no Espaço Mário Gusmão, haverá roda de conversas sobre povos tradicionais de matriz africana.  Lá, os trabalhos estarão voltados para o  tema "Acesso ao Direito ou Direito ao Acesso?", com a participação de Lula Dantas, Maria Lúcia Góes, Ricardo Dantas, Rita Moreirae Kiala Andrade.

Programação Novembro Negro 2016 1

Programação Novembro Negro 2016 2

No Centro de Cultura Adonias Filho, no mesmo horário, às 19h, acontece a apresentação do espetáculo de dança afro-contemporânea "Saga de Guerreiros", com direção de Jailton Alves e montagem coreográfica de Egnaldo França.

No sábado (19), a programação segue no  Clube da USEMI, no São Caetano, quando será realizado o concurso Beleza Negra, sob a coordenação do ator, diretor e escritor Walmir do Carmo. Os trabalhos serão encerrados no dia 20, na Praça Olinto Leone, às 14h, com o Sarau de Resistência, que contará com a participação de CBAY, Colheita Viva, Bia Reis, KBSativa MCs e Batalha do Beira. Às 16 horas, acontece a visita ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Princesa Isabel.

CONSELHO MUNICIPAL

Nesta quarta-feira, dia 16, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, haverá a segunda votação do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e propõe a criação de um fundo específico para tratar de questões étnicas e raciais. Em sessão realizada no dia 9, os vereadores aprovaram a matéria em primeira votação.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915