CONSELHO DELIBERATIVO DA FICC DISCUTE PROJETOS PARA 2017

Texto e Fotos: ERIC SOUZA | ASCOM FICC. 

 DSC0099
DSC0099

O presidente da FICC (ao fundo de camisa amarela), disse que o Carnaval de Itabuna já reflete a preocupação do prefeito Fernando Gomes de fazer uma festa para a família. - Foto: Eric Souza.

O diretor presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, esteve reunido na última terça-feira (24) com integrantes do Conselho Deliberativo para apresentar o Carnaval Antecipado de 2017 e os demais projetos que serão desenvolvidos pela fundação ao longo do ano. Esta foi a primeira reunião do presidente com os integrantes.

Participou, como membro efetiva, Maria Lúcia Góes Brito (representando as entidades afro-descendentes de Itabuna). Entre os convidados, estiveram ainda a professora Glória de Fátima Lima dos Santos (representando a Fundação Biblioteca Nacional e o PROLER / UESC), Luiz Carlos Alves Oliveira, Ana Maria de Sousa e Lucas Oliveira (representando a Fundação Marimbeta), Nelsivane Sousa Oliveira e Kessiane Santos Freitas (representando a Secretaria de Indústria e Comércio do município), Claudio Lyrio (representando o Centro de Cultura Adonias Filho e Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB), Marcelo Lobo (representando entidades culturais sediadas em Itabuna), Daniela Oliveira Nepomuceno (representando a Associação Itabunense dos Artesãos – AIART) e Luiz Carlos Menezes Dantas (representando o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna – CMPCI).

 DSC0095
DSC0095

A conselheira Tia Lúcia (de branco), falou da importância do Conselho Deliberativo e de como a FICC pode dar um salto de desenvolvimento cultural se colocar em prática as sugestões feitas. - Foto: Eric Souza.

Para Maria Lúcia Góes Brito ("Tia Lúcia"), “é importante que o novo presidente da FICC não perca de vista a importância de um Conselho Deliberativo, sobretudo no que se refere aos planos e metas para os próximos meses e anos”. Daniel Leão ratificou sua intenção de “provocar uma gestão cultural que esteja alinhada com o pensamento dos integrantes do Conselho, apontando que a FICC estará ainda maior a partir de 2017, visto que, com a Reforma Administrativa proposta pelo prefeito Fernando Gomes, assumirá também a diretoria de Turismo (antes circunscrita à Secretaria de Indústria e Comércio) e a parte de Esportes, Recreação e Lazer, secretaria que deixa de existir”.

Ao falar do Carnaval, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, Daniel Leão disse que a realização da festa já nos primeiros dias da nova gestão cumpre rigorosamente com uma promessa de campanha do prefeito, observando que o investimento vai de encontro com os valores culturais importantes para a cidade e com o apoio tão almejado por artistas e bandas. “O Carnaval já está movimentando a nossa economia local, estamos otimistas em perceber que já existe uma atmosfera diferente. Itabuna  está feliz com a volta do Carnaval Antecipado”, declarou.

OUTROS PROJETOS

 DSC0097
DSC0097

O presidente do CMPCI, Luiz Carlos Dantas, (na foto, sentado à mesa), falou um pouco sobre o Conselho Municipal de Políticas Culturais e de sua expectativa em torno do aparelhamento do mesmo. - Foto: Eric Souza. 

Entre os demais projetos, o representante da FICC disse que vê com bastante carinho a ideia de levar para os bairros de Itabuna uma ação chamada de ‘Alegria nos Bairros’, através do qual promoverá apresentações de música, teatro e dança nas praças da cidade.

A Banda Municipal Falcões, que é mantida pela FICC, também terá suas atividades retomadas e a ideia é a de levar as apresentações para a maior quantidade possível de pessoas.

Entre as sugestões que foram feitas, observou-se ainda a preocupação da comunidade cultural de Itabuna em ver, por parte da FICC, a continuidade das ações de incentivo à leitura, fortalecimento das instâncias que fiscalizam a aplicação de recursos, publicação de editais de fomento cultural e resgate de tradições. Todas as sugestões foram recebidas de modo caloroso pelo presidente, que garantiu empenhar-se para coloca-las todas em prática. 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915