Criação do Conselho de Políticas Culturais é um marco em Itabuna

Acompanhado do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Roberto José da Silva, a secretária de Governo, Cleide Sousa Oliveira, representou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, na solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais (CMPPC). Titulares e suplentes dos colegiados setoriais de Audiovisual, Artesanato, Artes Cênicas, Artes Visuais e Design, Comunicação Social, Cultura Afro-brasileira, Culturas Populares e Identitárias, Literatura, Musica e Meio Ambiente e do poder público foram empossados em solenidade realizada na noite de terça-feira, no foyer da FICC, na Praça Laura Conceição.

Presidente da FICC Roberto José falou sobre a importância do conselho
Presidente da FICC Roberto José falou sobre a importância do conselho

A criação do CMPPC significa a promoção e o desenvolvimento da cultura no município em todos os seus setores, envolvendo ações desde a capacitação, mediação cultural a grandes produções artísticas. A secretária Cleide Sousa explicou que o recurso público, por determinação legal, precisa ser minuciosamente detalhado dentro da lei para não ser matéria de ações junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público. "Peço a todos vocês, com extremo carinho, que a partir de agora possamos, ainda mais, compartilhar os interesses pertinentes da cultura itabunense sem nos ofender e agredir", afirmou.

Lula Dantas é titular do setorial cultura afro-brasileira
Lula Dantas é titular do setorial cultura afro-brasileira

Cleide salientou que o prefeito Claudevane Leite, "mesmo querendo sancionar a Lei, aguardou a composição do Conselho para, junto com vocês, promover a cultura na cidade de Itabuna. Principalmente a sociedade civil que hoje vejo organizada e lutando em prol de um benefício coletivo", destacou.

O presidente da FICC, Roberto José da Silva, agradeceu a presença de todos, particularmente aqueles que tiveram papel decisivo na "construção deste momento histórico e pelo caminho que nós estamos procurando trilhar: a conquista incessante da universalização do acesso à cultura na cidade de Itabuna, marcada pela transparência, pela descentralização e pela participação em todas as dimensões que a democracia participativa requer", afiançou.

Membros do conselho
Membros do conselho

Segundo Fernando Caldas, diretor de Projetos da Fundação, a instalação do Conselho representa um marco na história de Itabuna, uma completa democratização das políticas culturais, com a superação de um período autoritário, onde "a estrutura de mecenas prevalecia privilegiando práticas politiqueiras por parte dos gestores dos órgãos culturais e, ao mesmo tempo, uma dependência dos artistas a tais esquemas." Ainda segundo Caldas, com o Conselho de Cultura as políticas na área, passam do arbítrio para a democracia.

Cleide Sousa empossou os membros do conselho Foto Ascom FICC
Cleide Sousa empossou os membros do conselho

Já a professora e poeta Genny Xavier, acredita que o Conselho de Políticas Culturais, "dignificará as ações em cultura no munícipio, conforme apregoa Lévi-Strauss, dotando-a de pecúlios semióticos". Para Lula Dantas, titular do Colegiado Setorial de Cultura Afro-Brasileira cabe a esse Conselho, zelar por sua isonomia política, pela transparência e publicidade dos processos decisórios e pela articulação da e com a Comunidade artístico/cultural em todas as etapas dos processos que se iniciam, promovendo o protagonismo, a autonomia, o empoderamento da sociedade e a reflexão/educação sobre participação social numa política pública de diversidade cultural.

Prefeitura de Itabuna

 

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915