A FICC E A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

TEXTO: ERIC SOUZA | FOTO: EWERTON SANTOS (ASCOM FICC).

Levando em conta o período de transição entre governos, a presidente da FICC, Nilmecy Santos Gonçalves, anunciou todas as medidas por ela determinadas para proteger o patrimônio público que está a disposição da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). 

Transição FICC

Da esquerda para a direita, Alex Santos (Secretário da Comissão de Transição), Olívia Sander (Assessora Jurídica da FICC), Kátia Lins (Secretária Executiva da FICC), Eric Thadeu (Assessor de Marketing Cultural da FICC), Joana Angélilca (Diretora Financeira da FICC) e Nilmecy Gonçalves (presidente da FICC). - Foto: Ewerton Santos.

Embora o município de Itabuna ainda não tenha uma determinação sobre quem será o próximo prefeito, devido ao fato do candidato mais votado estar com o registro de sua candidatura sob a análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Salvador, todas as equipes de trabalho do prefeito Claudevane Moreira Leite, estão atuando com afinco na preparação de documentos, relatórios e textos que orientarão os novos gestores assim que assumirem os seus cargos.

A produção de todos os documentos está sendo articulada, acompanhada, gerenciada e organizada pela Controladoria Municipal, a despeito de todos os encontros e reuniões que vêm sendo realizadas desde o mês de maio de 2016.

Como não poderia deixar de ser, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) também tem se esforçado para que este momento de transição se envidencie no que rege a proteção do patrimônio público, a transparência dos atos municipais e a facilitação de informações concernentes ao seu funcionamento.

No dia 18 de novembro de 2016, a FICC recebeu a visita do Diretor de Controle Interno da Controladoria Geral do Município e Secretário Geral da Comissão de Transição, Alex Santos de Souza, que foi recebido pela presidente da FICC, a professora Nilmecy Santos Gonçalves e integrantes da equipe gestora da FICC.

Na oportunidade, Alex Santos elogiou o trabalho da FICC, apontando o mérito dos seus integrantes que condicionou a fundação a um patamar de destaque na atual gestão do prefeito Vane. Também foram apontados relatórios e documentos importantes que precisavam ser revisados.

A professora Nilmecy Santos Gonçalves pontuou cada uma das observações apontadas pelo diretor da Controladoria e se comprometeu a entregar todos os documentos e relatórios em tempo hábil.

PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Entre as medidas apontadas pela presidente da FICC concernentes à proteção do patrimônio, Nilmecy Gonçalves anunciou que está recolhendo ao máximo possível itens móveis pertencentes à fundação cedidos às unidades externas, tais como as Casas das Artes, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e a Casa de Jorge Amado, em Ferradas. “Todos esses itens foram trazidos para a sede da fundação e estamos guardando tudo aqui”, explicou a presidente.

Também apontou-se, na reunião, a especial preocupação da FICC em listar “ipse littere” todo o acervo patrimonial da fundação, relatórios esses que foram conferidos pelo diretor de Controle Interno da Controladoria e que foram sistematicamente aprovados.

Entre as medidas para aumentar a segurança na sede da FICC, Nilmecy indicou ainda a contratação de pessoal especializado em Segurança Particular, que está já a disposição da FICC, provendo, sobretudo, pela vigilância do local no período da noite, nos finais de semana e nos feriados. “Contratamos uma equipe de seguranças que já está trabalhando com a gente e que irá permanecer até o dia 5 de janeiro de 2017, ou por mais tempo, se assim os novos gestores compreenderem ser necessário. Quem está acompanhando isso de perto, percebe o quanto estamos sendo rigorosos e cuidadosos com o material da FICC”, disse Nilmecy esclarecendo que a sede da fundação já passou por dois arrombamentos, desde que ela assumiu a presidência em abril de 2016. Nas duas ocorrências, houve furto de objetos.

TRANSPARÊNCIA

Na última sexta-feira (2), a equipe gestora da FICC entregou documentalmente todos os relatórios e textos que foram emanados a partir da instalação do processo transitório. Todos os documentos serão publicados oportunamente no site “Transição de Governo Itabuna”. Na transição, estão representando (na FICC) o atual prefeito de Itabuna e a presidente da fundação, o Assessor de Marketing Cultural, Eric Thadeu Nascimento Souza e a Secretária Executiva Kátia Lins, ambos servidores efetivos do município.

“Mais do que atentar para uma questão de transparência, houve o desejo de que tudo acontecesse com probidade, com a certeza de que não deixaremos para o próximo presidente da FICC ou para o próximo prefeito nenhum resto a pagar da atual gestão. Estamos liquidando todas as pendências e tudo o que a FICC e as demais instâncias da prefeitura vêm organizando perpassa pelo especial interesse do nosso prefeito em continuar dando visibilidade aos atos oficiais, indicando-se os motivos pelos quais somos a cidade baiana com maior transparência. Estou feliz com os resultados e a FICC mais uma vez está demonstrando o porquê vem se sobressaindo”, concluiu Alex Santos. 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915