Escritora e atriz Elisa Lucinda é destaque na abertura da FELITA 2015

Com o tema “A Literatura Nossa de Cada Dia”, a poetisa, jornalista, cantora e atriz Elisa Lucinda está confirmada na palestra de abertura da segunda edição da Feira Literária de Itabuna (FELITA). O evento, uma realização da Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), será aberto oficialmente nesta quarta-feira, 21, às 19 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, onde prossegue até domingo, com acesso gratuito.

Poetisa e atriz Elisa Lucinda fará a palestra sobre o tema que norteia a segunda edição da FELITA Foto Divulgação
Poetisa e atriz Elisa Lucinda fará a palestra sobre o tema que norteia a segunda edição da FELITA

Além de ser artista reconhecido nacionalmente pelos seus inúmeros espetáculos e recitais em empresas, teatros e escolas, Elisa Lucinda é admirada pela marca inconfundível de seu trabalho como atriz de telenovelas. Nna Rede Globo, por exemplo, atuou em “Mulheres Apaixonadas”, “Páginas da Vida”, “Insensato Coração” e “Aquele Beijo”, essa última exibida no começo de 2012.

Incluída no calendário cultural da cidade, a FELITA 2015 tem como propósito provocar o intercâmbio literário entre escritores regionais com os grandes ícones da literatura no Brasil e do mundo. Também assume a missão de incentivar a prática da leitura entre pessoas de todas as idades, colocando o público leitor em contato direto com os escritores.

Os organizadores propõem um olhar diferenciado sobre a literatura em suas formas mais diversificadas, numa convergência da mesma para as demais linguagens artísticas, tais como a música e o teatro. É grande a expectativa do presidente da FICC, Roberto José da Silva, quanto à palestra de abertura e a participação das pessoas na primeira noite da FELITA.

Presidente da FICC Roberto José da Silva ao lado do curador da FELITA 2015 Gustavo Felicíssimo Foto Arquivo
Presidente da FICC Roberto José da Silva ao lado do curador da FELITA 2015 Gustavo Felicíssimo

“Tivemos todo um cuidado em preparar uma FELITA bem mais bonita e bem mais articulada do que a do ano passado. Dessa vez pautando as atrações, convidados e escritores naquilo que foi sugerido por frequentadores da feira em 2014”, afirma Roberto José. O presidente da FICC renovou o convite às pessoas, incluindo estudantes e o público em geral, para que prestigiem o evento cultural que oferece oportunidade de lazer e enriquecimento cultural.

Além de palestras, mesas-redondas, conversas com escritores e debates, o público também poderá adquirir livros de prosa e poesia nos estantes montados no Centro Cultural Adonias Filho. Na quinta-feira, a literatura negra no Brasil será destaque com uma palestra sobre a influência da religiosidade de matriz africana na literatura brasileira, seguido de um debate sobre memória e identidade, com Ana Gonçalves e Nelson Maca.

Na sexta-feira, o dia será dedicado à literatura de cordel com uma palestra do estudioso Bráulio Tavares, seguido de um debate com a coordenadora do Proler, professora Glória de Fátima Lima dos Santos, e do escritor e cordelista Jotacê Freitas, que pela manhã vai ministrar uma oficina de escrita criativa na área de literatura de cordel.

A literatura de ficção, em especial do escritor grapiúna Adonias Filho será destaque no quarto dia. O professor Lourival Piligra fará uma palestra cujo tema é: “Escritor criador de mitos”, seguido de um debate sobre o trágico na obra de Adonias Filho, cujos convidados são os escritores Jorge de Souza Araújo, Aleilton Fonseca e o filósofo Sávio Rosa. Em todos os dias haverá programação infantil, a partir das 9 horas, com oficinas de conto, literatura de cordel, poesia e oralidade e xilogravura.

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915