FELITA 2015: CÂMARA DE VEREADORES APROVA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES

A segunda edição da Feira Literária de Itabuna (FELITA), realizada no Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) no período de 21 a 24 de outubro de 2015, pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), foi apontada, pela Câmara de Vereadores de Itabuna, como mais uma iniciativa da atual gestão municipal digna do recebimento uma Moção de Congratulações.

O espaço infantil foi destaque na FELITA Foto Luciano Aguiar
O espaço infantil foi destaque na FELITA

A moção foi proposta pelo vereador Joilson Rosa e foi aprovada pelo plenário do Poder Legislativo. No texto, o vereador indica que “a programação da FELITA atingiu a todas as idades, tendo promovido dias de incentivo à leitura e à Cultura” e parabeniza o presidente da FICC, o professor Roberto José da Silva, e Marivaldo Silva, diretor do Centro de Cultura Adonias Filho.

Para Marivaldo Silva, “o sentimento do estado em relação à Cultura, e especialmente em relação a um evento como a FELITA, é o de que todos os segmentos sociais têm a obrigação de apoiar iniciativas que resguardam o empoderamento das pessoas de um sentimento de Cidadania, de fortalecimento cultural e, sobretudo, em se tratando de uma cidade como Itabuna, de ressignificação da importância de suas expressões literárias”, disse o diretor.

O fomento a leitura é o objetivo principal da FELITA foto Luciano Aguiar
O fomento a leitura é o objetivo principal da FELITA

Para Roberto José, a Câmara de Vereadores está atenta aos movimentos da FICC e aos projetos desenvolvidos pela fundação. “A FELITA coroa com maestria o esforço da atual gestão de valorizar cada vez mais a identidade cultural de Itabuna. A nossa FELITA reúne num único espaço os intelectuais de nossa cidade, os poetas, os escritores, e, para além disso, os atores, os músicos, os estudantes, artistas plásticos, todo mundo que concebe a literatura nas suas formas mais variadas. Além disso, a gente coloca todas essas pessoas em contato com expressões literárias do Brasil e do mundo. Itabuna não tinha uma feira literária, e agora a nossa FELITA está surgindo cada vez mais forte. Precisamos agora garantir que esses projetos se transformem em políticas de estado e sabemos que poderemos contar com a Câmara de Vereadores para isso”, disse Roberto num gesto de agradecimento.

Luiz Natividade ministrou oficina de xilogravura Foto Luciano Aguiar
Luiz Natividade ministrou oficina de xilogravura

2016

A equipe de coordenadoras pedagógicas da FICC aponta que o planejamento da terceira edição da feira já está encaminhado e que a previsão é a de que seja realizada no mês de maio de 2016. “Isso nos dá um grau de responsabilidade muito grande, pois seremos a única cidade do interior do Brasil a realizar três edições de um evento literário num espaço de tempo de pouco mais de um ano e meio. Isso denota a importância da FELITA para Itabuna, a importância de sua continuidade e do engrandecimento dela no cenário nacional. Hoje, já estamos recebendo telefonemas de escritores renomados no país inteiro com pedidos para que estejam presentes na nossa feira literária, que tem tudo para se transformar numa referência na Bahia e no Brasil”, disse Denise Tavares, uma das articuladoras. “A priori, tudo indica, até pela excelente parceria que se estabeleceu, que a feira do ano que vem seja feita também no Centro de Cultura, com estrutura maior e talvez até num espaço de tempo maior, já que a demanda está crescendo e já visualizamos uma quantidade maior, tanto de expositores como de escritores lançando seus trabalhos”, complementou.

Mesas de debate Foto Luciano Aguiar
Mesas de debate

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click