FELIZ ANIVERSÁRIO, MESTRE SABARÁ

Maiara Nascimento filha e o mestre Esse cara sou eu Foto Eric SouzaMaiara Nascimento, filha, e o mestre: "Esse cara sou eu!". Foto: Eric Souza.

Kocó do Lordão, Egnaldo França, Eraldo Farias, Andirlei Nascimento, Walmir do Carmo, Zelia Lessa, Marcelo Lobo, Diovani Tavares, Ramon Vane, Eva Lima, Ivan Montenegro, Antônio Nunes. Produtores culturais, artistas, intelectuais, músicos, artistas circenses ("hermanos"), atores, atrizes, poetas. Itabunenses. Ao se imaginar um evento social capaz de reunir tantas faces distintas do meio artístico e cultural de Itabuna, muito facilmente compreende-se que as dificuldades em provocar um encontro entre essas pessoas foram suprimidas dada a motivação: nesta quinta-feira (03), a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) reuniu esses e outros tantos nomes importantes da cultura grapiúna para uma homenagem à Adalmiro Leôncio da Silva (o querido "Mestre Sabará"), que completou exatos 80 anos de idade.

.

Sabará é um dos mais brilhantes instrumentistas de Itabuna, tendo sido consagrado no meio da música como baterista, trabalho que, além de exaltar toda a magnitude do seu talento, ainda deu um viés social a sua carreira profissional, quando se transformou em professor, disposto a ensinar a qualquer pessoa a tocar aquele tipo de instrumento.

O presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, fez a entrega de uma placa em homenagem ao músico, em que agradeceu em nome da instituição e do município de Itabuna, pela valiosa contribuição deste profissional à Cultura Baiana.

O professor Roberto Jose da Silva a direita entrega placa em homenagem ao Mestre Sabara Foto Eric Souza.O professor Roberto José da Silva (à direita) entrega placa em homenagem ao Mestre Sabará. Foto: Eric Souza.

Bastante emocionado, Mestre Sabará revelou que a idade não significa absolutamente nada quando se trata de ser pego de surpresa por amigos que, para ele, são tão queridos, tão especiais.

Durante a homenagem, Sabará sentiu-se muito tocado com todas as falas de carinho daqueles que fizeram questão de externar o quanto o músico é importante, não só para Itabuna, mas também para a região e para o estado da Bahia. Depoimentos como os de Zelia Lessa, Andirlei Nascimento, Ivan Montenegro tocaram profundamente o seu coração. O ator Ramon Vane surpreendeu com uma poesia que rememorou os lugares e os tempos mais lendários da cidade de Itabuna, sua pujança cultural, seus bairros, em consonância com a importância de Sabará como um dos formadores da identidade cultural grapiúna.

Zelia Lessa um dos maiores expoentes da cultura grapiuna Mestre Sabara e o poeta Walmir do Carmo Foto Eric SouzaZelia Lessa, um dos maiores expoentes da cultura grapiúna, Mestre Sabará e o poeta Walmir do Carmo. Foto: Eric Souza.

A noite, regada com muita música e poesia, será lembrada como um desses momentos que fazem a vida valer a pena. E os registros do sorriso de Sabará é algo que não será esquecido: a pureza, a beleza, a espontaneidade estavam largos naquele rosto. Sabará, "ad eternum", o menino de 80 anos, deixou-se encantar e encantou.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click