FICC apoia o resgate histórico da ACI

Roberto José FICC Professora Janete Macêdo Presidente da ALITA Sônia Maron Presidente da ACI Luiz Ribeiro Secretário da ACI Eduardo Carqueija e Presidente da ACATE Ari RodriguesRoberto José FICC ,Professora Janete Macêdo, Presidente da ALITA Sônia Maron, Presidente da ACI Luiz Ribeiro, Secretário da ACI Eduardo Carqueija e Presidente da ACATE Ari Rodrigues

Com o objetivo de expor e difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, foi firmada uma parceria nesta segunda-feira (10), com a Academia de Letras de Itabuna (Alita), Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para resgatar a história da entidade.

.

Na reunião, o presidente Luiz Ribeiro destacou que a ACI é respeitada pelas suas lutas em defesa da cidade de Itabuna, principalmente pelo fato de ter participado da emancipação política administrativa em 28 de julho de 1910. Nesse sentido, a "ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva", relatou.

O Presidente da Ficc, professor Roberto José falou da importância da da ACI no contexto da formação histórico-cultural de Itabuna, uma cidade que só pode ser explicada a partir de uma leitura sobre a região cacaueira e do papel que Itabuna exerceu e exerce até hoje como grande polo fornecedor de serviço – como o comércio, saúde e educação. Assim, enquanto Ilhéus cresceu voltando-se para o comercio exterior, Itabuna cresceu voltada para o interior da região do cacau, fato que acaba influenciado na estrutura urbana da Cidade. Daí a importância da ACI, uma entidade centenária, intimamente ligada a formação histórica de Itabuna.

A pesquisa será coordenada pela professora e historiadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Janete Ruiz de Macêdo, que também é acadêmica da Alita. Segundo ela, a metodologia inicial será fundamentada na pesquisa de registros históricos existentes na própria ACI, no Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade, em Itabuna e na Uesc. Em seus estudos, Janete revela que a ACI atuou como grande articuladora na festa do Cinquentenário de Itabuna e em outros eventos importantes da cidade.

Esteve também presente a reunião, o presidente da Acate, Ari Rodrigues, que apoiou junto com o presidente da Ficc, Roberto José o importante projeto de recuperação da história da entidade. Foram apontadas algumas sugestões, como a criação de um vídeo documentário com a história da ACI, em parceria com os alunos do Curso de Comunicação da Uesc.

 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915