FICC INICIA PLANEJAMENTOS DA FEIRA LITERÁRIA DE ITABUNA

Gustavo Felicíssimo e Fernando Caldas garante novidades da Editora Mondrongo para a Felita Foto Ricardo MascarenhasGustavo Felicíssimo garante novidades da Editora Mondrongo para a Felita. Foto: Ricardo Mascarenhas.

Integrantes da equipe gestora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) se reuniram, nas manhãs desta terça-feira (18) e quarta-feira (19) na sede da fundação para articularem as primeiras ações a serem desencadeadas em prol da realização da Feira Literária de Itabuna ("Felita"). O editor chefe da Editora Mondrongo, Gustavo Felicíssimo, participou da reunião de terça, na condição de colaborador e esboçou algumas diretrizes que nortearão a realização do evento.

.

O consenso da equipe gestora é de realizar a FELITA na Praça Rio Cachoeira (próximo ao Espaço Cultural Professor Josué Brandão). O evento está pré-agendado para acontecer entre 11 e 14 de setembro. A feira terá o seu foco literário, mas estará toda ela permeada por outras formas de expressão artística, tais como as artes plásticas, as artes visuais digitalizadas, a música e o teatro. A intenção, indica Fernando Caldas, diretor de Projetos da FICC, "é a de aproximar ao máximo o grande público dos escritores que ajudam a construir o imaginário coletivo da cidade de Itabuna, da região Sul da Bahia e do Brasil".

Gustavo Felicíssimo observou que a feira está sendo elaborada de modo muito positivo e que a Editora Mondrongo está preparando grandes novidades. Durante as discussões, sugeriu-se a organização de espaços específicos para públicos seletos, tais como as crianças e os adolescentes, e também os estudantes. Felicíssimo falou que esta será uma grande oportunidade para as pessoas que gostam de ler conhecerem de perto alguns escritores consagrados e para quem não está habituado, de conhecer os trabalhos de quem lança mão da palavra para fazer registros de realidades.

Grupo de Trabalho está motivado para a organização da Felita  Foto Eric SouzaGrupo de Trabalho está motivado para a organização da Felita. Foto: Eric Souza.

A feira já conta com o patrocínio cultural do banco Santander e a estrutura completa será organizada com estandes, banheiros químicos, palco, som e luz. Outros fomentadores culturais deverão ser atraídos para o evento.

Ricardo Mascarenhas, assessor de Acompanhamento da Gestão da FICC, acrescentou que a feira colocará a cidade de Itabuna no rol dos grandes eventos culturais da Bahia e do Brasil, meta que vem sendo perseguida pelo presidente da FICC, o professor Roberto José da Silva, com especial interesse. "A partir de agora, os grupos de trabalho estão organizados e articulados entre si. Estamos prontos para realizar em Itabuna uma das maiores ações de incentivo à leitura que essa cidade já viu", disse Ricardo.

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.

Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza e Ricardo Mascarenhas.


 

 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click