FICC REALIZA EVENTO NO DIA DA POESIA

Evaldo Costa provoca reflexoes sobre vida morte e sentimento - Foto Eric SouzaEvaldo Costa provoca reflexões sobre vida, morte e sentimento - Foto: Eric Souza.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realizou, nesta sexta-feira (14) um evento especial para marcar a passagem do Dia Nacional da Poesia. O evento contou com a presença de diversos atores, poetas, intelectuais e estudantes.

O diretor de Projetos da FICC, Fernando Caldas, que também é cantor e produtor musical, participou com uma apresentação musical de muita sensibilidade, em que a música popular brasileira misturou-se ao seu repertório.

.

Os atores Evaldo Costa, Larissa Profeta e Marcelo Lobo apresentaram, juntos, um poema no formato "performance teatral", cujo texto provocou reflexões sobre vida e morte, ao tempo em promoveu um diálogo sobre diferenças entre gerações. Durante a apresentação, a atriz Larissa Profeta, que interpretou a neta que gosta muito do avô (vivido por Marcelo Lobo), chorou e fez chorar, na cena em que o mesmo perde a vida.

O público presente aplaudiu bastante a performance, que foi sucedida por outras apresentações poéticas apresentadas por atores e também por integrantes da plateia que se sentiram inspirados.

O Dia Nacional da Poesia se comemora no dia 14 de março, data que marca o nascimento de um dos escritores brasileiros mais brilhantes, o baiano Castro Alves, conhecido como "o poeta dos escravos".

No Dia da Poesia Marcelo Lobo e Larissa Profeta emocionam o publico com performance teatral - Foto Eric Souza.No Dia da Poesia, Marcelo Lobo e Larissa Profeta emocionam o público com performance teatral. Foto: Eric Souza.

O assessor de Marketing Cultural da FICC, Eric Thadeu Nascimento Souza, observa que, não à toa, a FICC vem dando uma nova dimensão às datas comemorativas, registrando suas importâncias e suas histórias. "O Dia da Poesia é uma dessas datas que fala à alma não somente pela importância da Poesia em si, mas pela própria história que está por trás da data, em que um intelectual brasileiro, baiano, dedicou sua vida à arte e a fez instrumento de ressonância de sua luta. Ter o dia do aniversário de Castro Alves como o Dia da Poesia faz justiça ao escritor, ao seu talento e ao modo como protestava", disse.

A estudante Maria Santos de Jesus, 18 anos, disse que gosta muito de poesia, que teve a ideia de prestigiar o evento e convidou mais duas amigas para estarem junto consigo. "Eu gosto tanto de ouvir, quanto de ler, quanto de declamar. Quando a gente ouve uns versos, é como se ouvíssemos a própria voz dos nossos sentimentos. Por isso, eu gosto muito de poesia", explicou.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / Ficc). 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915