FICC REINAUGURA CASA JORGE AMADO E REVITALIZA PRAÇA DE FERRADAS

Autoridades políticas descerram placa de reinauguração da Casa Jorge Amado e de revitalização da Praça Jorge Amado Foto Pedro ãugustoAutoridades políticas descerram placa de reinauguração da Casa Jorge Amado e de revitalização da Praça Jorge Amado. Foto: Pedro Augusto.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), em ato solene com a presença de diversas autoridades políticas, o descerramento da placa de reinauguração da Casa Jorge Amado e revitalização da Praça Jorge Amado, ambos no bairro de Ferradas, em Itabuna.

.

A Casa Jorge Amado é um espaço de preservação da história do autor, local onde nasceu o escritor baiano. Atualmente, funciona também como equipamento cultural. "Na casa, além de conhecerem melhor a vida de Jorge Amado, as pessoas podem fazer uso do auditório para os mais diversos eventos nas áreas de Cultura e Cidadania", disse Selma Cordeiro, coordenadora administrativa da casa, que foi toda ela adaptada para permitir o acesso das pessoas com dificuldades de locomoção.

"A casa, hoje, conta com o acervo que fala sobre a vida de Jorge Amado, tem uma biblioteca, tem a secretaria, tem um bonito auditório, tudo para que a comunidade de Ferradas e a cidade de Itabuna possam se orgulhar de terem sido berço de um dos maiores expoentes culturais do Brasil e do mundo, que foi Jorge Amado", disse o professor Roberto José da Silva, presidente da FICC, e ainda acrescentando que, durante a reforma, a casa passou pela reconstrução completa do telhado, ganhou nova pintura interna e externa, o palco do auditório foi completamente refeito.

Roberto José apontou ainda a troca das cadeiras do auditório (com capacidade para 60 pessoas), colocação de janela de vidro entre a secretaria e a sala principal, reforma completa dos camarins, colocação de forro e novo piso, também nos camarins.

O presidente da FICC falou do seu empenho pessoal e de sua equipe em entregar ao povo de Itabuna equipamentos culturais modernos e eficientes Foto Pedro AugustoO presidente da FICC falou do seu empenho pessoal e de sua equipe em entregar ao povo de Itabuna equipamentos culturais modernos e eficientes. Foto: Pedro Augusto.

O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, que representou o prefeito Claudevane Moreira Leite na cerimônia, parabenizou ao presidente da FICC e sua equipe e destacou a importância da Casa Jorge Amado para Ferradas e para Itabuna. Wenceslau disse que Itabuna é uma cidade vencedora, culturalmente falando, porque consegue manter vivos os seus valores culturais, a exemplo de todas as homenagens que se faz ao escritor Jorge Amado, ao mesmo tempo em que se moderniza, dando amplo destaque àqueles que, hoje, dão novas identidades culturais para o município.

A secretária municipal de Assuntos Governamentais, Cleide Sousa, disse que a Prefeitura de Itabuna tem estabelecido um diálogo direto com o povo e está efetivando uma gestão capaz de atender aos anseios da população. Isso se reflete no esforço da FICC em valorizar cada bairro, cada comunidade, especialmente o de Ferradas. "Talvez algumas pessoas não tenham noção da dimensão cultural que o bairro de Ferradas, em Itabuna, tenha para a Bahia e para o Brasil. Conservar aspectos dessa dimensão é obrigação do poder público e isso nós estamos fazendo", disse.

O presidente da Associação de Moradores de Ferradas, Tiago Mendonça também participou da solenidade e disse que a associação tem feito uma avaliação muito positiva, tanto do trabalho do prefeito Claudevane Leite, quanto da FICC, "que entrega dois equipamentos importantes para uma comunidade que fica menos carente porque possui uma praça e um espaço de fomento cultural bonitos, amplos, modernos e acolhedores", ratificou.

O coreógrafo Marcelo Lobo, agente cultural que ministra o curso de "Dança de Rua" pela FICC disse que está ansioso para atuar também na Casa Jorge Amado. Ele aponta que já observou que os jovens daquele local gostam de dançar e será muito bom aproveitar ao máximo os talentos que eles possuem.

A casa, a partir de agora, oferecerá cursos em diversas áreas e servirá também como local para realização de reuniões, seminários, exposições, apresentações teatrais e musicais e sessões de cinema.

Reabertura da casa permitirá ao povo de Itabuna conhecer melhor o lugar onde nasceu um dos escritores mais consagrados da Literatura Brasileira Foto Pedro AugustoReabertura da casa permitirá ao povo de Itabuna conhecer melhor o lugar onde nasceu um dos escritores mais consagrados da Literatura Brasileira. Foto: Pedro Augusto.

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / Ficc).

Fotos: Pedro Augusto (Secom / Itabuna).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915