FIGURINOS DA "PAIXÃO DE CRISTO" ESTÃO QUASE TODOS PRONTOS

Conceição ouve atentamente as recomendações do diretor do espetáculo - Foto Eric SouzaConceição ouve atentamente as recomendações do diretor do espetáculo. Foto: Eric Souza.

Panos. Muitos panos. Agulhas. Linhas. Máquinas de costura. Dedicação. Emoção. Trabalho. Muito trabalho. Essas são algumas das palavras que caracterizam o cotidiano da costureira Conceição Alves da Silva, 57 anos, nos últimos 40 dias, moradora do bairro Vila Anália, em Itabuna.

Contratada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), ela é a responsável por costurar todo o figurino dos mais de 100 atores e figurantes que estarão em cena no espetáculo "Paixão de Cristo", produzido pela FICC. 

.

O diretor geral do espetáculo, Marquinhos Nô, indica que, só em termos de figurino, a FICC investiu R$18 mil. "Alguns atores chegam a trocar de roupa quatro vezes. E cada roupa tem que estar muito bem articulada com o personagem, com a cena, com a luz, com tudo", disse o diretor.

Ainda segundo ele, neste ano de 2014, o espetáculo contará com figurino próprio. "A questão de ter um figurino próprio foi uma das preocupações do presidente da FICC, Roberto José, levando em consideração a necessidade de se investir num espetáculo que já é tradicional em Itabuna. Se já é tradicional, acontece todos os anos, é natural que tenhamos um figurino próprio e que esteja a disposição da equipe sempre e quando for necessário. Antes, cada vez que fazíamos o espetáculo, tínhamos de alugar, pedir emprestado. Agora, não. Agora, temos tudo em mãos", explicou.

Marquinhos Nô experimenta cada peça e analisa o que pode ser melhorado - Foto Eric SouzaMarquinhos Nô experimenta cada peça e analisa o que pode ser melhorado. Foto: Eric Souza.

Conceição Alves disse que este é um trabalho que, para ela, tem um significado especial. "Trata-se de algo que vai para além das nossas atribuições, eu sou religiosa, tenho muita fé e esse espetáculo é carregado de muito brilho, amor, é a história de Jesus", diz ela.

Para entregar tudo em dia, Conceição trabalha diariamente das 6hs às 20hs. "Tem dia que o trabalho segue até a meia noite", explica a costureira. Para que tudo dê certo e todo o figurino seja entregue sem atraso, Conceição conta com o reforço da filha Mariana Alves e da nora Silvana Brito. A expectativa é de que tudo esteja pronto até o dia 10 de abril. "A casa já está toda ocupada com as peças que serão usadas no espetáculo. Pode ver aí. Os quartos, a sala, até a cozinha já está sendo usada como atelier e como lugar para guardar as roupas que a gente está fazendo", explicou a filha.

Para cuidar dos detalhes e fazer os ajustes até o neto João Pedro 10 anos ajuda a avó Conceição - Foto Eric SouzaPara cuidar dos detalhes e fazer os ajustes, até o neto João Pedro, 10 anos, ajuda a avó Conceição. Foto: Eric Souza.

Para que nada dê errado, Marquinhos Nô cuida de tudo pessoalmente. Quase que diariamente, ele vai até o atelier olhar as peças, solicitar ajustes, recomendar modificações, sugerir os detalhes. "O processo é trabalhoso. Estou tão envolvido com a Paixão de Cristo que tem dias que parece que eu fico 24 horas ligado, só resolvendo coisas do espetáculo, mas tudo é válido. O esforço será recompensado depois que vermos a bonita apresentação que será feita no Itabunão", conclui.

O presidente da FICC, professor Roberto José, disse que tem absoluta certeza de que a Paixão de Cristo deste ano será a mais bonita e mais emocionante de todas. "Trata-se de um espetáculo que encantará a todos. Eu mesmo tenho acompanhado de perto todos os preparativos e sei que o que será levado para o grande público não é somente uma história pura e simples. É um dos espetáculos mais ricos e mais bem produzidos na região, cheio de grandes efeitos, som de primeiríssima qualidade, figurino impecável, tudo para agradar aos que estiverem presentes", explicou.

A "Paixão de Cristo" será encenada no dia 18 de abril de 2014 (sexta-feira), no Estádio Municipal Luiz Viana Filho ("Itabunão"), bairro São Caetano, a partir das 19hs. A entrada é franca e a classificação é livre. 

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915