ITABUNA: CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS SERÁ REATIVADO

Foi realizada na última quinta-feira (12), na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a primeira reunião de 2015 com o objetivo de reativar o Conselho Municipal de Políticas Culturias. O conselho está sem funcionar há pelo menos 10 anos e, atualmente, por um esforço dos gestores da fundação e de artistas locais, a sua reativação está avançando a passos largos.

A professora Genny Xavier contribuiu como representante da FICC na orientação dos trabalhos - Foto Eric Souza
A professora Genny Xavier contribuiu como representante da FICC na orientação dos trabalhos

A professora Genny Xavier, uma das orientadoras dos trabalhos, explicou que o Conselho Municipal tem que preservar desde sempre o seu caráter de altivez, independência e representatividade. Por esse motivo, o processo de organização do Conselho se efetivou na criação de 10 colegiados setoriais, que tentam contemplar pontualmente todas as vertentes culturais existentes em Itabuna: Artes, Meio Ambiente, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro-Brasileira, Circo, Dança, Música, Teatro, além de Cultura Popular & Identitária.

Para compor o conselho, cada um dos integrantes dos colegiados setoriais elegeram os seus representantes titulares e suplentes. Estes, por sua vez, integram-se automaticamente como membros efetivos.

Colegiados setoriais ratificarão seus representantes que comporão por sua vez o CMPC - Foto Eric Souza
Colegiados setoriais ratificarão seus representantes que comporão por sua vez o CMPC

Segundo Antônio Oliveira, poeta e membro do Colegiado de Literatura, "ter um conselho de cultura na cidade é fundamental para o desenvolvimento das atividades. Com o conselho, vamos trabalhar de forma democrática junto com os gestores", explica Antônio.

Evaldo Costa Batista, representante titular do Colegiado de Meio Ambiente, ratificou que "há cerca de dez anos o Conselho Municipal de Cultura está desativado em Itabuna e a FICC está atuando de maneira justa, correta e eficiente para que esse conselho seja reativado". Evaldo Costa relatou ainda, que "a fundação está dando condições para que esse processo seja elaborado com transparência, respeitando o interesse da sociedade, através dos agentes culturais e das pessoas que militam pela cultura".

O poeta Antônio Oliveira disse que o Conselho Municipal permite uma gestão democrática das questões culturais - Foto Eric Souza
O poeta Antônio Oliveira disse que o Conselho Municipal permite uma gestão democrática das questões culturais

Para o ator Walmir do Carmo, o Conselho Municipal de Cultura é importante para definir as politicas públicas voltadas para fomentar a cultura na cidade. Ele disse que "a expectativa para a reativação do conselho são as melhores possíveis, pois, com essa organização dos setores vamos poder trabalhar para que as demandas sejam realizadas" explicou Carmo.

Walmir do Carmo diz que o Conselho é muito importante para discutir e deliberar as demandas culturais de nossa cidade -  Foto Eric Souza
Walmir do Carmo diz que o Conselho é muito importante para discutir e deliberar as demandas culturais de nossa cidade

Nas próximas semanas, representantes de cada colegiado voltarão a se reunir para ratificarem os nomes dos seus representantes. Além desses, terão assento no Conselho Municipal de Políticas Culturais representantes de outros órgãos do poder público e outros que representam a sociedade civil.
___________________________________________

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)
Assessoria de Comunicação (ASCOM)

 

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click