JÁ COMEÇOU!

TEXTO E FOTOS: ERIC SOUZA | ASCOM FICC.

Depois de quase três meses de muito planejamento, finalmente já está acontecendo no Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) a terceira edição da Festa Literária de Itabuna (FELITA), assinada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Na noite de abertura, a desta terça-feira (30), a professora Marluce Del Pomo fez um retrospecto da história da FICC, que comemora 15 anos de existência em 2016, e falou sobre como essa comemoração se relaciona com o tema da FELITA 2016 (“A Literatura como Rito de Passagem”), citando ainda a predisposição da FELITA de alcançar, nesta edição, especialmente o público jovem.

Os expectadores e visitantes da exposição foram recepcionados ainda no foyer principal do com uma apresentação da Banda Municipal Falcões e pelo Grupo de Teatro da FICC que, na primeira noite, numa  intervenção proposta pelo diretor de teatro Marquinhos Nô, compôs uma série de situações que passeiam pelo imaginário da literatura. Entre as encenações, chamou a atenção um grupo de atrizes que interpretaram lavadeiras na beira de um rio.

14138236 1051549738273483 8538398077405268916 o
14138236 1051549738273483 8538398077405268916 o

O prefeito de Itabuna fez a abertura oficial da terceira edição da FELITA - Foto: Eric Souza.

Na Sala Principal do CCAF, os 15 anos da fundação e o tema da festa foram destacados com a apresentação da “Valsa dos 15 Anos”, numa composição coreográfica montada pelos professores de dança da Casa das Artes e que foi bastante elogiada.

A professora Nilmecy Gonçalves, diretora-presidente da FICC, fez a abertura oficial, dando boas-vindas aos visitantes, traçando agradecimentos aos seus colaboradores, aos integrantes das equipes de trabalhos e às empresas que estão contribuindo pela realização da festa. A professora Nilmecy fez ainda uma bonita homenagem aos ex-presidentes da fundação. Sandra Ramalho recebeu das mãos da atual presidente uma placa comemorativa. O ex-presidente Flávio Simões (in memoriam) esteve representado pelo seu filho, Ricardo Costa Simões.

O prefeito Claudevane Moreira Leite também compareceu à abertura e falou da importância de se realizar uma festa com caráter de valorização e incentivo do livro e da leitura. “Nossa cidade já figurou entre as mais violentas do Brasil e, hoje, com uma atitude de compromisso e seriedade, estamos oportunizando aos jovens programas eficientes de proteção e que buscam distanciar os jovens das situações de perigo. A FELITA é uma dessas ações e esperamos que se concretize cada vez mais no calendário cultural do município e do estado da Bahia”, disse o prefeito.

14188540 1051549751606815 8985732728131360300 o
14188540 1051549751606815 8985732728131360300 o

O ator Jackson Costa (à esquerda) e sua banda emocionaram o público itabunense com um espetáculo de pura literatura. - Foto: Eric Souza.

O espetáculo principal da noite (“Sarau do Poeta”), estrelado por Jackson Costa, contou com performances poéticas e muita música regional. O ator interagiu com o público, fez homenagens aos grandes atores da região e ainda dividiu o palco com o seu irmão, Jan Costa, que, entre as canções interpretadas, emocionou com uma releitura do clássico “O Cio da Terra”.

O curador da FELITA, Gustavo Felicíssimo, considerou que a noite de abertura foi muito positiva. “Superamos as nossas expectativas, o teatro estava lotado e estamos felizes com a receptividade do público para com o Jackson Costa”, disse.

Programação desta quarta (31)

A programação para esta quarta-feira (31) conta com as atividades do projeto “Letras Que Voam”, com participação da trupe “Fórmula de Histórias”, composta pela dupla “Tutty e Zalum”, pintura de rosto, com a maquiadora Letícia Leal, além das tradicionais brincadeiras que misturam música, teatro e poesia. No período da tarde, o destaque especial se volta para o espaço Felita Teens, com uma aula-show que será feita pela professora Mara Rute, um bate-papo com os escritores Pawlo Cidade e Sílvia Kimo. As atividades do Felita Teens serão concluídas com a apresentação do espetáculo “A Capella de Waly”, com performance de Alex Simões.

Ainda durante o dia, acontecerão exposição de projetos de leitura (que, nesta quarta-feira estará norteado com os projetos desenvolvidos pela Escola Curumim) e a realização da primeira oficina criativa da FELITA (Contação de Histórias), com Edna Serpa.

Também durante o dia, acontecem ainda rodas de capoeira, sessões especiais do Cine FICC, com exibição de curtas e longas metragens de sucesso. A FELITA conta ainda com a Praça de Alimentação, oficina de xadrez e a exposição propriamente dita, com stands do Sebo Progresso, Editus, Editora Via Literarum, Mondrongo, Literatura de Cordel, Day HORC e Fundação Regina Cunha e Espaço Mário Gusmão.

À noite, a programação especial fica por conta do espaço “Palavras Por Palavras”, com mais uma participação do ator e apresentador de TV Jackson Costa, num bate-papo bem descontraído com o professor Ruy Póvoas, que palestrará sobre “A Literatura como Rito de Passagem”, com foco na questão da diversidade e na valorização de culturas africanas.

Todas as atividades da FELITA 2016 estão sendo oferecidas gratuitamente e as informações completas podem ser acessadas através do site www.festaliterariadeitabuna.com.br ou na página oficial do evento no Facebook, acessível no endereço fb.com/feiraliterariadeitabuna.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915