O ENCANTAMENTO DE UMA POETISA NEGRA NO BATUQUE DO ENCANTARTE

Desfile do Encantarte traz história de Orgulho Negro e homenagem bonita à Carolina Maria de Jesus
Desfile do Encantarte traz história de Orgulho Negro e homenagem bonita à Carolina Maria de Jesus

O bloco afro Encantarte foi o segundo a desfilar pelas ruas do Centro de Itabuna na 37ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, no sábado (23). Homônimo do projeto cultural desenvolvido nos bairros Maria Pinheiro, São Pedro e Pedro Jerônimo nos bairros São Pedro e Pedro Jerônimo, através dele,crianças e adolescentes são retirados da situação de extrema vulnerabilidade. Liderado há 15 anos por Egnaldo França, neste ano de 2016, trouxe no escopo maior do seu desfile uma homenagem a poetisa Carolina Maria de Jesus.

E a homenagem foi muito bonita, desenhada com riqueza de detalhes desde o figurino trazido pelos integrantes para a avenida, até a percussão, que entre toques e batuques, esteve inspirada também na letra riquíssima da canção-tema do desfile.

Corpo de baile do Encantarte fez bonito na Lavagem do Beco do Fuxico
Corpo de baile do Encantarte fez bonito na Lavagem do Beco do Fuxico

Segundo França, Carolina Maria de Jesus é uma personagem histórica riquíssima na luta pela conscientização do Orgulho Negro. “Ela era uma menina de rua, sem grandes oportunidades, que entre idas e vindas nas ruas de São Paulo, aprendeu a ler com material encontrado no lixo e que, aos poucos, foi se transformando no alicerce para que ele mudasse o próprio rumo da história, transformando-se numa grande poetisa”, explicou Egnaldo.

A história de Carolina, embalada pelos grupos de dança do bloco Encantarte , pela percussão, pela letra das músicas, tratou mais uma vez com bastante propriedade de questões importantes como força e perseverança.

O Encantarte e a beleza do batuque que vem de infância
O Encantarte e a beleza do batuque que vem de infância

O bloco também desfilou na avenida com o apoio e o incentivo cultural da Prefeitura de Itabuna e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Para a foliã Maria Cândido Fonseca, 43 anos, dona-de-casa, o Encantarte é um dos principais motivos dela ir na avenida curtir de perto a Lavagem do Beco. Tudo o que essa meninada faz junto com o líder do grupo é muito formidável. O modo como eles se apresentam é muito lindo, o batuque do tambor parece que toma conta de nossas almas”, disse entusiasmada.

Egnaldo França e os vocalista do grupo Ubatambor de Ubatã Foto Eric Souza
Egnaldo França e os vocalista do grupo Ubatambor de Ubatã

O presidente da FICC, Roberto José da Silva, disse que “o Encantarte é mais que um projeto e um bloco do Carnaval de Itabuna. Ele é a síntese da luta de um grande idealizador, o Egnaldo, e de uma incansável batalha por transformar as vidas de crianças e jovens da periferia. Trata-se de uma história muito bonita, mesmo porque, quem a conhece, sabe que o desfile não é exatamente um momento de diversão. É o resultado maior de um trabalho que se realiza todos os dias, todos os meses, coroado com esse Grito do Orgulho Negro proposto pelo projeto. Itabuna tem que se orgulhar também pelo trabalho do Encantarte”, disse.

Egnaldo França recebe saudações de Roberto José Foto Luciano Aguiar
Egnaldo França recebe saudações de Roberto José

O bloco desfilou pelo circuito do carnaval com cerca de 300 integrantes e também assimilou bem o novo trajeto sugerido pelos organizadores, tendo iniciado o desfile em frente à sede da FICC, descido pela Rua Duque de Caxias, pelo Beco do Fuxico, e, dali, pela Avenida do Cinquentenário, Praça Otávio Mangabeira, Ponte Miguel Calmon e as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, encerrando os trabalhos no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição. Em todos os lugares pelos quais passou, foi bastante elogiado. Muitos não resistiram e seguiram o bloco e a banda de percussão até o final da apresentação.

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Assessoria de Comunicação (ASCOM).

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915