3ª FELITA COMEÇA NESTA TERÇA (30) - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

TEXTO: ERIC SOUZA | ASCOM FICC.

Com quase tudo pronto para o início da terceira edição da Festa Literária de Itabuna – FELITA,  a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) dá a largada para as comemorações dos seus 15 anos de existência, a serem completados no mês de dezembro. “A 3ª FELITA chega com o frescor daqueles que vivem, nessa conta dos 15 anos, as grandes mudanças do corpo e da mente. Por esse motivo, o nosso tema está pautado justamente nessa envergadura: do mesmo modo que mudanças importantes acontecem neste estágio de vida, também o livro vai modificando o modo de cada um em observar as coisas do mundo. Daí, o nosso tema ‘A Literatura como Rito de Passagem’”, explicou a professora Nilmecy Gonçalves,  presidente da FICC.

Letras q voam 2

Além do projeto "Letras Que Voam" (foto), FELITA envolve todos os parceiros e colaboradores da fundação, incluindo a Banda Municipal Falcões, o programa Viv-à-rte e a Casa das Artes.

A 3ª FELITA acontece no Centro de Cultura Adonias Filho, com abertura oficial às 19h. Durante a abertura, os expectadores serão abrilhantados com a apresentação da Valsa dos 15 Anos. Esta apresentação vai contar com a participação especial de jovens vinculados ao projeto “Casa das Artes” e ao programa “Viv-à-rte”, além da Banda Municipal Falcões. A FICC preparou ainda, a rigor da comemoração dos seus 15 anos de existência, uma homenagem aos seus presidentes. A atração especial da noite será assinada pelo ator e apresentador de TV, Jackson Costa, que fará uma apresentação reunindo encenação teatral e música.

As atividades da quarta-feira (31) estarão concentradas, no turno da manhã, no espaço “Letras Que Voam”, no turno da tarde, no espaço “Felita Teens”. O “Letras Que Voam”, que já é sucesso em sua versão itinerante visitando escolas e praças de Itabuna e que chamou a atenção na FELITA de 2015, contará com a participação da trupe “Formula de Histórias”, com “Tutty e Zalum” e da maquiadora infantil Letícia Leal, na oficina de Pintura Facial. O projeto trará ainda contação de histórias, brincadeiras, leitura e desenhos livres. A programação infantil se estenderá também no período vespertino com as mesmas atividades. Já a estreia do espaço “FELITA Teens”, a tarde, contará com a participação da professora Mara Rute, com a realização de uma aula-show. O mesmo espaço receberá ainda os escritores Pawlo Cidade e Sílvia Kimo. Os trabalhos direcionados ao público jovem serão encerrados com a apresentação do espetáculo “A Cappella de Wally”, com o poeta performático Alex Simões.

A programação contempla ainda a realização de sessões especiais do “Cine FICC”, além de exposição de projetos de leitura e lançamentos de livros de autores regionais no Espaço Orfeu, programada para acontecer sempre das 17h às 19h30min. Às 19h, sobre ao palco o grande convidado do dia, o professor Ruy Póvoas, que participará de um bate-papo mediado pelo ator e apresentador Jackson Costa.

Na quinta-feira (1º de setembro), as atividades do “Letras Que Voam” continuarão contando com a trupe “Fórmula de Histórias” (“Tuty e Zalum”), com as brincadeiras, contação de histórias e desenhos, mas terá também a apresentação do espetáculo teatral “Azulino e o Tesouro”, com direção de Diovane Tavares. A programação vespertina do espaço contará ainda com a sessão “De Papo Com Quem Escreve”, oportunidade em que crianças e jovens poderão conversar diretamente com autores de livros infanto-juvenis. Também estão confirmadas as sessões especiais do “Cine FICC”, as oficinas criativas  e lançamento de livros de escritores regionais no Espaço Orfeu, no horário das 17h às 19h.

11077885 870542313007859 349770832780474406 o
11077885 870542313007859 349770832780474406 o

A professora Mara Rute estará no FELITA Teens com a realização de uma aula-show. 

Já o espaço FELITA Teens, às 15h, trará uma aula-show com  a professora Lorenza Mucida e um bate-papo com os escritores Gláucia Lemos e Sérgio Di Ramos. Também neste espaço, haverá uma segunda apresentação do espetáculo performático “A Cappella de Wally”, com Alex Simões.

À noite, o palco principal contará com a participação do ator e escritor Bemvindo Sequeira, com a apresentação da peça “Dona Encrenca Só Muda o Endereço” e com o lançamento do livro “Humor, Graça e Comédia”.

As atividades da sexta-feira (2), último dia de FELITA, serão iniciadas às 8h30min com a realização do I Fórum de Debates Para Elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura. Os trabalhos serão mediados pela professora Glória de Fátima Lima, coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), desenvolvido na região através da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Estandes comercializaram obras literárias de vários autores na FELITA ano passado Foto Gabriel de Oliveira

Além da exposição propriamente dita, com todas as novidades editorais da região, exposição terá peças de teatro, shows musicais, oficinas criativas e lançamentos.

Das 9h às 12h e das 14h às 17h, o espaço “Letras Que Voam” continuará contando com a participação  da trupe “Fórmula de Histórias”, com “Tuty e Zalum”, terá oficina de desenhos com o artista plástico Geilto Conceição, contação de histórias com Adriana Vituriano e Agda Marques e a sessão “De Papo Com Quem Escreve”.

Também estarão articulados no decorrer do dia sessões especiais do projeto “Cine FICC”, exposições de projetos de leitura e lançamentos de livros de autores regionais no Espaço Orfeu, no horário das 17h às 19h30min.

As atividades serão encerradas a partir das 18h30min com o grande show da Banda Manzuá.

Entre os expositores, já confirmaram presença a livraria Nobel, as editoras Mondrongo, Via Literarum, Editus, o Sebo Progresso, além dos espaços alternativos de exposição, tais como a Casa do Artesão (Aiart), o Espaço Mário Gusmão, o espaço de Cordel e Artesanato com a participação de Janete Lainha, e a Praça de Alimentação. A programação musical ficará por conta de artistas regionais e alunos da Casa das Artes e Viv-à-rte.

A expectativa dos organizadores da FELITA é de que a exposição seja visitada por pelo menos 2 mil pessoas por dia.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915