O QUE É QUE AS BAIANAS DE PAI GILDO TÊM?

Roberto José à direita recepciona Pai Gildo e suas baianas no início da festividade Foto Luciano Aguiar
Roberto José à direita recepciona Pai Gildo e suas baianas no início da festividade

Todo mundo já sabe. Lavagem do Beco do Fuxico tem animação, tem diversão, tem músicas novas e antigas, charangas, trios e bandas, muita gente animada. Mas, nada disso acontece sem a abertura oficial das festividades. E esta não se reconhece na presença de nenhuma autoridade política, tampouco de quem quer que seja, senão o Pai Gildo, babalorixá responsável por levar suas incríveis baianas para o circuito da folia, sempre com muita paz, boas energias, o tradicional banho de água de cheiro, as bênçãos e a certeza de que, no reino do Carnaval de Itabuna e da Lavagem do Beco, não cabe nenhuma outra lei, senão aquela que determina que toda a folia estará permeada de gente alegre e feliz.

O bloco Axé Odara, um dos mais tradicionais de Itabuna, cumpriu com a sua missão, de abrir com chave de ouro a festa mais tradicional e mais popular da cidade. Meninas de todas as idades, as baianas desfilaram pelas ruas do Centro acompanhadas pelo conjunto de percussão que ratifica a certeza de que o Carnaval da Bahia começou e que Itabuna tem cultura.

Bloco Axé Odara deu início à Lavagem do Beco com água de cheiro e bênçãos Foto Luciano Aguiar
Bloco Axé Odara deu início à Lavagem do Beco com água de cheiro e bênçãos

O bloco desfilou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através do incentivo cultural fomentado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). E, saindo do plano do incentivo para o espetáculo propriamente dito, não faltaram elogios para a apresentação.

Cada folião, cada pessoa que acompanhou as baianas, foi devidamente abençoada e protegida. O desfile que abriu a festa no sábado (23) começou às 15h30min, saindo da sede da FICC, na Praça Laura Conceição, passando pela Rua Duque de Caxias, até chegar no Beco do Fuxico e seguir pela Avenida do Cinquentenário; dali, iniciou-se, então, o novo percurso proposto pelos organizadores da folia, que estendeu a festa até as avenidas Aziz Marom e Mário Padre (próximo ao Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição).

Pai Gildo ratifica a força da baianidade grapiúna Foto Luciano Aguiar
Pai Gildo ratifica a força da baianidade grapiúna

Para o professor Roberto José, presidente da FICC, “o cortejo das baianas do Pai Gildo abrindo a maior festividade de Itabuna é sempre um espetáculo a parte, um dos mais bonitos da Lavagem do Beco do Fuxico. É sempre muito bom ver cada um dos sorrisos que encantam a todos. Quem chega cedinho na festa e consegue ver de perto todo o axé das baianas, entra no ritmo da folia com uma energia especial. Isso é especial para a festa”, disse o presidente.

Paramentadas bonitas e sorridentes as baianas de todas as idades seguiram pelas ruas do Centro com entusiasmo e alegria Foto Eric Souza
Paramentadas bonitas e sorridentes as baianas de todas as idades seguiram pelas ruas do Centro com entusiasmo e alegria

Para Pai Gildo, “este foi mais um ano em que contou-se com o apoio da FICC, apoio que revitaliza todo o esforço das baianas, das pessoas engajadas e da vontade de cada uma de, mais do que fazer uma festa bonita, de levar toda a força do axé para o povo de Itabuna”. Pai Gildo disse que a festa esteve enviesada por alguns contratempos. “Tivemos ​o Ministério Público querendo que a festa não acontecesse, também estamos atravessando esse período de estiagem e isso tudo aumenta a nossa responsabilidade de, mais do que nunca, fazermos uma festa que de fato lave a alma do povo. E é essa proposta, então a gente cumpre. Nossas baianas não esqueceram a água de cheiro e Oxalá providenciou a água que não pôde ser providenciada pelo carro-pipa. Com baianas paramentadas, com o som da Bahia, com água de cheiro e chuva, o resultado não poderia ser outro: as baianas num desfile lindo de se ver”, complementou.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915