Prefeitura comemora Dia do Educador Social em Itabuna

“O amor é o principal instrumento da educação”, disse o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, no evento comemorativo ao Dia Nacional do Educador Social, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e que transcorre no próximo dia 19. Durante o encontro, que aconteceu na nesta terça-feira na Sala Zélia Lessa, Vane parabenizou as ações do programa Viv- A- rte, onde mais de 2.000 jovens participam gratuitamente de oficinas e aulas em diversas áreas culturais realizadas pelos educadores sociais.

Crinças do Viv A rte fizeram apresentações na comemoração do dia do educador social Foto Pedro Augusto 2
Crinças do Viv A rte fizeram apresentações na comemoração do dia do educador social

“O dia de hoje está sendo comemorando, antecipadamente, na maneira mais adequada possível, com a promoção de discussões para mostrar o papel fundamental do educador social para a nossa sociedade. É uma felicidade imensa participar desse momento, quando são apresentadas as atividades e os avanços intelectuais que os nossos jovens estão vivendo. Sabemos que ser educador é um trabalho importantíssimo para incluir a população em risco social, através da formação do caráter e dos valores de cidadania”, afirmou o prefeito Claudevane Leite.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite destaca importância do educador social nos projetos de inclusão Foto Pedro Augusto 1
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite destaca importância do educador social nos projetos de inclusão

Mais de 30 educadores sociais que articulam as ações Viv-A-rte, através das habilidades de capoeira, futebol, artesanato, música, instrumentos musicais e dança participaram da comemoração. O presidente da FICC, Roberto José da Silva, destacou a participação do educador social no melhoramento das condições sociais e de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. “Devemos muito ao trabalho magnífico dos educadores e entendemos a importância da cultura incorporada ao dia a dia dos jovens que participam das atividades do Viv-A-rte”, expressou.

Presidente da FICC Roberto José da Silva fala nas comemorações do dia do educador social Foto Pedro Augusto
Presidente da FICC Roberto José da Silva fala nas comemorações do dia do educador social

Para Roberto, a cultura é um instrumento de inclusão e transformação social. “Por isso, temos as ações mais significativas para garantir o protagonismo cultural aos jovens. Nossa intenção é fazer com que a cultura, o esporte e o lazer sejam ferramentas acessíveis. Assim, que a cada dia seja incorporada a cultura de paz em nossa cidade”, expressou o presidente da FICC.

A coordenadora do Viv-A-rte, Dayse Santos, lembrou que o programa foi implantado pela Prefeitura de Itabuna em 2013 e tem como objetivo oportunizar o fortalecimento do protagonismo juvenil ente os jovens através das ações realizadas pelos educadores sociais. “A ideia do Viv-A-rte, aparentemente simples, é revolucionária. É muito importante porque não se preocupa somente com o jovem em si, mas, com todo o contexto social no qual está inserido”, afirmou.

A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura de Cidadania, criou e a mantém o Viv-A-rte, assim como o projeto “Casa das Artes”. Os dois projetos colocara Itabuna entre os 100 municípios brasileiros com gestão pública eficiente, segundo avaliação feita pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil - ANPV, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV.

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915