PROGRAMA VIV-À-RTE É HOMENAGEADO NO QG DA DENGUE

VILIANE REIS (TEXTO) / EWERTON PORTO e LUCIANO AGUIAR (FOTOS) | ASCOM FICC.

Viv a rte 1

Coordenadores do QG reuniram os principais envolvidos e voluntários na guerra contra o mosquito aedes aegypti para um 'muito obrigado' muito especial. - Foto Ewerton Santos.

O final da tarde da última terça-feira (3) foi especial para todas as pessoas que participaram dos “Faxinaços” propostos pela Secretaria Municipal de Saúde e que realizaram trabalhos voluntários no QG da Dengue entre fevereiro e março. À época, a Prefeitura de Itabuna organizou uma força-tarefa para combater o crescente número de pessoas acometidas pelas arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti). A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) participou dessa força-tarefa num gesto profícuo de solidariedade desencadeado pela coordenação geral, pela equipe de supervisores, pelos educadores sociais e pelas crianças e jovens assistidos pelo programa Viv-à-rte. Com ações de orientação, prevenção e limpeza de várias ruas em diversos bairros, houve um esforço mútuo e isso fez a diferença nos resultados que, hoje, refletem a seriedade com que o poder público lidou com um problema considerado sério e urgente. Na terça-feira, contudo, o momento foi justamente o de agradecer e o de homenagear. Passado o pior momento, a FICC, juntamente com outras entidades da sociedade civil organizada e voluntários diversos, foi homenageada pela Secretaria Municipal de  Saúde. O gesto de agradecimento aconteceu no “QG da Dengue” e contou com a presença de supervisores, educadores e alunos "viv-à-rtianos".  

Dayse Santos, coordenadora do Viv-à-rte, explicou que, desde o início, as crianças e adolescentes do programa se predispuseram a campanha de mobilização. “Hoje, a Secretaria de Saúde vem justamente agradecer a todas as pessoas que de alguma forma cooperaram nos trabalhos de prevenção e também para que se equacionasse um atendimento de qualidade no QG de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Então, como esse gesto de agradecimento é recíproco, pois vivenciamos uma oportunidade ímpar de ajudar, preparamos duas apresentações com voz e  uma apresentação de ballet clássico”, disse Dayse.

Viv a rte 3

A coordenadora do NEPS Fátima Borges falou da importância de cada um dos envolvidos no combate às arboviroses (dengue, zika-vírus e chicungunya). - Foto: Ewerton Santos. 

Fátima Santa Fé Borges, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS indicou que todas as ações, todo gesto voluntário de ajuda, foram importantes, tanto no plano da prevenção quanto no acolhimento das pessoas que precisaram passar pelo QG. “Quando o QG foi inaugurado, não imaginávamos que haveria essa adesão. Os voluntários foram chegando espontaneamente e começaram a nos ajudar, distribuindo lanches, auxiliando nas atividades como recepção, limpeza e na triagem dos pacientes”, explicou.

Todas as pessoas que estiveram presentes ao momento de agradecimento ficaram muito emocionados. A presidente da FICC, Nilmecy Santos Gonçalves, disse que, no ápice de incidência das arboviroses em Itabuna, ela ainda não era a presidente da fundação, mas que esteve acompanhando de perto as ações do município. “Eu fico muito feliz e sensibilizada com os gestos de ajuda ao próximo, de solidariedade, de ajuda. Então, ratifico que a FICC foi, continuará sendo e sempre será um dos parceiros de Itabuna sempre que isso se fizer necessário. Estão de parabéns a Secretaria de Saúde, pela ações implementadas, todos os voluntários e o Viv-à-rte, que arregaçou as mangas e fez o seu ‘dever de casa’. Os nossos educadores sociais foram maravilhosos, os nossos adolescentes também. Que bom que ainda temos pessoas sensíveis dentro e fora da FICC”, disse a presidente.

Conheça o Viv-à-rte

O programa Viv-à-rte, implementado pela Prefeitura de Itabuna em 2013, visa estimular o protagonismo juvenil, a partir de ações norteadas por quatro eixos: esporte, saúde, cultura e cidadania.  O programa oferece à crianças e adolescentes uma atenção integral nos seus múltiplos aspectos bio-psico-social, através da oferta de cursos gratuitos mantidos em mais de 40 bairros de Itabuna. O programa atende atualmente cerca de 2 mil adolescentes e é, atualmente, uma das principais ações sociais mantidas pela Prefeitura de Itabuna. Informações completas sobre como integrar crianças e adolescente nos cursos do Viv-à-rte podem ser obtidas na sede da FICC ou através do telefone (73) 3613 4915.

 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click