PROGRAMA VIV-À-RTE, DA FICC, SEGUE ATÉ 2018

Tido como um programa de proteção de crianças e jovens que está entre os principais atores sociais defendidos pelo prefeito Claudevane Leite, o programa Viv-à-rte, mantido pela Prefeitura de Itabuna através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) ganhou, na última sexta-feira (15) um grande presente: a certeza de que será continuado pelos próximos 2 anos. O anúncio aconteceu devido a uma conquista feita pela Secretaria de Esportes, que conseguiu recredenciar a cidade, depois de 8 anos, no Programa Segundo Tempo, mantido pelo Governo Federal e pelo Ministério dos Esportes.

Educadores sociais e supervisores comemoram parceria entre FICC e Secretaria de Esportes
Educadores sociais e supervisores comemoram parceria entre FICC e Secretaria de Esportes

O anúncio da continuidade do programa Viv-à-rte aconteceu numa reunião entre educadores sociais e coordenação, realizada no Centro de Cultura Adonias Filho. Estiveram presentes o secretário de Esportes José Evaristo Cardoso Neto, a presidente da FICC, professora Nilmecy Gonçalves e a coordenadora do programa Viv-à-rte, Dayse Santos. O ex-secretário Evans Maxwell também esteve presente como convidado especial.

José Evaristo explicou que “Itabuna dá um passo importante para manter os projetos municipais em andamento não só no ano de 2016, mas nos próximos anos também. Com a retomada do programa Segundo Tempo, entende-se que o município contará com investimentos diretos do Ministério dos Esportes. Pelo programa, a cidade de Itabuna deve custear a manutenção de ações como o Viv-à-rte, que já existe no município e apresenta resultados muito positivos. Por esse motivo, houve a compreensão por parte da Secretaria de Esportes e Recreação, que haja uma parceria entre órgãos da prefeitura, para que o alcance do Viv-à-rte seja ampliado, o que será possível com esse novo suporte financeiro garantido pelo Governo Federal e pela Secretaria de Esportes”.

A coordenadora do Viv à rte Dayse Santos disse que as crianças e os jovens de Itabuna é que ganham com essa parceria Foto Eric Souza
A coordenadora do Viv à rte Dayse Santos disse que as crianças e os jovens de Itabuna é que ganham com essa parceria

A professor Nilmecy Gonçalves disse que se sente privilegiada pelo apoio e pela parceria proposta. “Eu sempre acreditei na força das ações feitas em prol da coletividade, do bem comum e do altruísmo. O que se estabelece em Itabuna a partir do pacto entre Secretaria de Esportes e FICC é justamente algo imensurável pelo seu grau de importância: a FICC terá condição de planejar as ações do Viv-à-rte, não num plano de semanas e meses, mas num plano bianual. Agora, é hora de continuar arregaçando as mangas para que os jovens de Itabuna estejam cada vez mais protegidos”, disse.

Conheça o Viv-à-rte

A coordenadora do Viv-à-rte Daisy Santos indicou que Itabuna é uma cidade que merece a continuidade do programa e que o Governo Federal dá um aceno de que as políticas locais de proteção de crianças e jovens se delineiam de modo correto e austero. Atualmente, o Viv-à-rte conta com uma equipe de 33 pessoas entre coordenação, supervisores e educadores sociais, atendendo a um público de 2 mil crianças e jovens em todos os bairros de Itabuna. Pelo programa, cursos nos eixos de Saúde, Educação, Esportes e Cultura são oferecidos gratuitamente para a população jovem considerada como pertencentes às áreas de vulnerabilidade. O programa já foi mencionado e destacado como referência de proteção juvenil, tanto por órgãos nacionais como internacionais. Em maio, ele será debatido, em Curitiba / PR, no Congresso Mundial de Promoção à Saúde, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com recursos do programa Segundo Tempo a Secretaria de Esportes de Itabuna garante manutenção do Viv à rte até 2018 Foto Eric Souza
Com recursos do programa Segundo Tempo a Secretaria de Esportes de Itabuna garante manutenção do Viv à rte até 2018

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania- FICC

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915