Shows e atividades culturais marcam comemorações pelos 105 anos de Itabuna

Banda Rosa de Saron emocionou o público com o show Latitude e Longitude - Foto Pedro Augusto
Banda Rosa de Saron emocionou o público com o show Latitude e Longitude

A Prefeitura de Itabuna divulgou a programação oficial do Festival Grapiúna com atividades artísticas e culturais, que vêm transcorrendo desde o último sábado (18) até o dia 15 de agosto. De acordo com o programa, as atividades incluem shows musicais, exposições, projeto de leitura na praça, sarau, concurso de música, roda de capoeira, lançamento de livro e encontros das câmaras setoriais de cultura.

Irmão Lázaro é destaque na noite gospel dos festejos do aniversário de Itabuna - Foto Arno Spier
Irmão Lázaro é destaque na noite gospel dos festejos do aniversário de Itabuna

Aline Rosa é destaque no Festival Grapiúna pelo 105 anos de Itabuna

Aline Rosa é destaque no Festival Grapiúna pelo 105 anos de Itabuna - Foto Divulgação

No palco instalado no estacionamento do Espaço Cultural Prof. Josué Brandão (Praça Rio Cachoeira) acontecerá, a partir dessa sexta-feira (24), a Festa da Cidade. O primeiro dia conta com apresentações voltadas para o público evangélico (Irmão Lázaro e as bandas Nova Vida, Swing Gospel, Shalom e 3D; no sábado (25), segundo dia, se apresentam as bandas católicas Rosa de Saron e Jonatas Marins e banda, além do cantor Arthur Giovanni. A festa será encerrada no domingo (26) com os shows da cantora Alline Rosa e das bandas Vera Cruz e Minha Banda. Todos os shows estão programados para começar às 20h.

As demais atividades culturais foram iniciadas no último sábado (18), com a apresentação do espetáculo teatral "Teodorico Majestade: as Últimas Horas de um Prefeito", no Teatro Zélia Lessa.

Na terça-feira (22) e quarta (23), os trabalhos estiveram voltados para a realização do projeto "Letras que Voam - Espaço Cultural Itinerante", na Praça Olinto Leoni. Através do projeto, crianças e os jovens tiveram, em plena praça, acesso à literatura, numa ação de incentivo permeada por contação de histórias, leituras compartilhadas, poesia, jogos educativos, brincadeiras e teatro.
Também nesta quarta-feira (22), aconteceu, no Foyer Cultural da FICC, a abertura da Exposição "Arte e Vida", do artista plástico Diovane Tavares. A exposição segue até o dia 30 de julho e traz, além de quadros pintados pelo artista, peças diversas articuladas em ferro e alumínio. Todas as obras carregam consigo uma linguagem singular.

Exposição de Diovani Tavares no Foyer da FICC Foto Nayalla Arguiz
Exposição de Diovani Tavares no Foyer da FICC

A programação desta quinta-feira (23) retoma atividades no Teatro Zelia Lessa, com a realização do I Encontro das Câmaras Setoriais de Cultura de Itabuna, às 19h.

Já nesta sexta-feira (24), às 10h, acontece a Abertura Oficial da Casa das Artes - Unidade Vila das Dores, no bairro Vila das Dores, localizada na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), onde diversos cursos nas áreas de Artes, Cultura e Cidadania já estão sendo oferecidos gratuitamente.

No domingo (26), na Praça Otávio Mangabeira, às10h, acontece a Roda de Capoeira "Eu Sou de Itabuna", voltada para a valorização da Capoeira de identidade grapiúna.

Na segunda-feira (27), a programação continua com o Sarau "Palco & Poesia", às19h, no Teatro Zélia Lessa. Na terça (28), acontece no Foyer Cultural, a premiação do I Grande Concurso de Música de Itabuna, promovido pela Ràdio Difusora em parceria com a FICC. Na quinta-feira (30), também no Foyer Cultural, acontece o lançamento do livro "A Ilha de Aramys: 40 anos de eleições em Itabuna", do jornalista Waldeny Andrade.
A partir de 3 de agosto, a programação continua com a exposição "Faces da Beleza Negra e Mestiça", do artista plástico Antônio Moura, que seguirá, no Foyer Cultural, até o dia 14 de agosto.

Projeto Letras que voam Leitura na praça da FICC Foto Nayalla Arguiz
Projeto Letras que voam Leitura na praça da FICC

Para Roberto José da Silva, presidente da FICC, "estamos muito felizes com a articulação dos eventos culturais no aniversário da cidade. Neste ano de 2015, mais do que nunca, conseguimos extrair o que há de melhor de nossa identidade cultural para organizarmos um leque de eventos pautados no que as pessoas esperam da FICC, indo da literatura à Capoeira, do teatro às artes plásticas e da poesia à música, sem deixarmos de lado a questão da Cidadania, entregando mais uma extensão da Casa das Artes, imprescindível para diminuir os índices de vulnerabilidade de nossos jovens.", disse.

 

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915