A HISTÓRIA DE EUCLIDES NETO NAS PALAVRAS DE RITA LÍRIO

Ao sabor do mel de cacau escritora faz um brinde aos valores da Cultura Grapiuna - Foto Eric SouzaAo sabor do mel de cacau, escritora faz um brinde à Euclides Neto e aos valores da Cultura Grapiúna. Foto: Eric Souza.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) serviu de cenário, nesta sexta-feira (21), do lançamento do livro "A palavra e o tempo de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna", de autoria de Rita Lírio de Oliveira. A publicação, feita pela Editus, recobra vida e obra de um escritor com alma proeminente itabunense e cuja obra por vezes é desconhecida de seus concidadãos.

.

O lançamento contou com apresentações de teatro e poesia. A escritora, Rita Lírio, falou de sua emoção ao lançar o seu primeiro título literário, obra advinda de suas pesquisas em nível de Mestrado. "Eu me senti muito tranquila ao escrever sobre Euclides Neto pelo fato de observar na história dele uma história de garra e coragem. As descobertas feitas suscitam algo que não pode e nem deve ficar no vazio do esquecimento", declarou.

Quem compareceu ao evento esteve a todo o tempo envolvido com o universo de um menino que nasceu na zona rural, permeado da cultura agrícola das fazendas de cacau e que se envolveu fervorosamente com os estudos, com a escrita, com a carreira jurídica e com as letras, numa época em que, nessa perspectiva, estudar era algo praticamente inconcebível.

Rita Lirio de Oliveira resgata a historia de um dos escritores mais emblematicos da cultura itabunense - Foto Eric Souza.Rita Lirio de Oliveira resgata a história de um dos escritores mais emblemáticos da cultura itabunense. Foto: Eric Souza.

Ricardo Mascarenhas, assessor de Acompanhamento da Gestão da FICC, responsável pela articulação feita com a escritora sobre o lançamento, disse que Itabuna está vivendo um tempo em que os seus valores literários mais sublimes estão sendo resgatados. "Um livro que coloca uma história como a de Euclides Neto no seu devido grau de importância não poderia deixar de ser lançado em outro local, que não fosse na FICC. Essa é a preocupação do presidente Roberto José, em preservar os grandes nomes da literatura grapiúna", disse o assessor.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

 

 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915