Teatro Zelia Lessa, é coisa nossa!

Do palco para a plateia atores abrilhantaram com sentimento e emocao Foto ERic SouzaDo palco para a plateia, atores abrilhantaram com sentimento e emoção. Foto: Eric Souza.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) inaugurou na última quinta-feira (10), o Teatro Zelia Lessa, que funcionará no mesmo local onde existiu a antiga Sala Zelia Lessa, na região central da cidade.

A sala, que foi praticamente demolida para dar lugar ao novo teatro, ganhou banheiros confortáveis, camarim completo, palco móvel e, novo sistema de ventilação, recomposição da área externa (praça de lazer e cultura), pista tátil (para uso das pessoas com deficiência visual). O espaço para a plateia foi ampliado. A capacidade de público foi aumentada de 50 para 150 pessoas e a estrutura arquitetônica do prédio foi completamente preservada.

.

Outro detalhe importante foi a recomposição do telhado. Segundo o presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, "essa era a parte que mais nos preocupava, pois o telhado estava para cair a qualquer momento. Retiramos tudo e fizemos uma nova cobertura, com telhas ecológicas", explicou. Roberto disse ainda que a construção do novo teatro, toda ela financiada com recursos da fundação, devolve à Itabuna a capacidade de explorar o potencial artístico que possui, ratificada com a proposta de gestão compartilhada mantida com a Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE).

Atores exploram ao maximo o teatro do palco ao telhado - Foto Eric SouzaAtores exploraram ao máximo o teatro, do palco ao telhado. Foto: Eric Souza.

A presidente em exercício da ACATE, Eva Lima Machado, disse que "o Teatro Zelia Lessa será palco de grandes apresentações, espetáculos memoráveis. Nossa proposta é a de recolocar a cidade de Itabuna no patamar que ela merece em termos de apoio e incentivo ao teatro e à cultura".

José Carlos Trindade, secretário municipal de Assistência Social, disse que se sente honrado em fazer da Secretaria de Assistência Social uma das parceiras do novo teatro. "Itabuna é uma cidade que pensa grande, pensa positiva. Temos em Itabuna um teatro bonito, capaz de retirar o município do rol dos que não possuem espaços adequados para a Cultura".

Karen Povas cerimonialista abrilhantou o evento de inauguracao do teatro Foto Eric SouzaKaren Povas, cerimonialista do evento de inauguração do teatro. Foto: Eric Souza.

A secretária municipal de Educação, professora Dinalva Melo, que representou o prefeito Claudevane Leite disse que o espaço é inaugurado a rigor das motivações sociais que já são tão fortes na nossa cultura. "Não por menos, o povo gosta muito de novela. E, se gosta de novela, gosta de teatro, gosta de dramatizações e de tudo o que faz a vida um pouco melhor. Essa é a função do artista. Emocionar.", disse a secretária.

A professora Zelia Lessa, personalidade que empresta o seu nome ao teatro, esteve presente no evento e foi homenageada a todo o momento por todos os que discursaram e pelos demais presentes, tendo sido, inclusive, convidada a descerrar a placa juntamente com as autoridades.

Teatro conta tambem com area externa como mais um espaco possivel para fomentacao do teatro Foto Eric SouzaTeatro conta tambem com área externa (praça de lazer) como mais um espaco possível para fomentacao do teatro, das artes e da cultura. Foto: Eric Souza.

A programação musical do evento ficou por conta de nomes como Carlos Santana, Jaffet Ornellas, Ary Rodrigues e Zenon Moreira. A noite contou ainda com uma performance de dança com Adriana Lima, Aldenor Garcia e Emerson Tavares.

A primeira apresentação oficial do teatro foi feita pelo Grupo Laboratório Criativo, sob coordenação de Elaine Bela Vista, que apresentou um texto e uma performance que exploraram o teatro em quase toda a sua potencialidade.

Teatro ficou lotado em evento de inauguracao Foto Eric SouzaTeatro ficou lotado no dia da inauguração. Foto: Eric Souza.

Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915