A NOVA CASA (DA ESTÁTUA) DE JORGE AMADO

Estátua de Jorge Amado é descerrada pelo prefeito Vane governador Wagner o reitor Naomar e outras autoridades Foto Pedro Augusto

A Aula Magna da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi realizada nesta segunda-feira (08) e o evento contou com a participação de importantes autoridades políticas, entre as quais, o ministro da Educação, Henrique Paim, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) esteve representada pelo seu presidente, o professor Roberto José da Silva. A FICC, aliás, brilhou durante o evento, por ter sido a responsável por uma das grandes novidades constantes da sede administrativa da instituição, em Itabuna, que ganhou um atrativo a mais. O campus, que leva o nome de Jorge Amado, filho da terra, foi agraciado com a doação de uma estátua que homenageia o escritor, doação essa feita pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC. A estátua é a mesma que se encontrava na entrada do bairro de Ferradas, local onde o escritor nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância. No final de 2013, foi depredada e precisou ser retirada do local para passar por restauração, financiada com recursos da FICC e realizada pelo artista plástico Diovani Tavares.

Desde que a estátua foi restaurada, o presidente da FICC, Roberto José da Silva, demonstrou preocupação em não permitir que ela fosse destruída novamente, motivo pelo qual buscou sua readequação num local em que estivesse protegida. Assim, resolveu doá-la à UFSB. Após conversações com o professor Naomar Monteiro, reitor da UFSB, a estátua foi devidamente entregue na última quarta-feira (03), e descerrada no Campus Jorge Amado pelo próprio reitor, pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro da Educação, Henrique Paim, num momento que antecedeu a Aula Magna propriamente dita.

O governador disse que o monumento “é um dos mais representativos de Jorge Amado já observados até então e que o trabalho de restauração foi muito bem articulado. Se a história da estátua tem um capítulo triste, essa página está mais do que virada com a decisão dos gestores locais de colocarem-na num local que efetivamente a protegerá e conservará o seu papel de honrar a história do escritor e da região Sul da Bahia”, disse.

 

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom / FICC).

Foto: Pedro Augusto (Secom / Prefeitura de Itabuna).

10 de setembro de 2014.

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915