UM POUSO NO MUNDO DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO

VILIANE REIS (TEXTO) E EWERTON SANTOS (FOTOS) | ASCOM FICC

1

A “Emília” do “Sítio Pica-pau Amarelo” pousou no projeto “Letras que Voam”, mantido pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O “pouso” acontece na terça-feira (26) e quarta-feira (27) no Espaço Mário Gusmão (anexo da FICC) onde aconteceram sessões especiais do projeto em comemoração ao mês do livro. Interpretada pela colabodora Hadassa Carmo, a personagem chamou a atenção. As histórias contadas pela Emília levaram as crianças do Colégio Estadual General Osório e do Colégio Jorge Amado a conhecerem melhor o escritor Monteiro Lobato, que dedicou-se à literatura infantil, no final do século XIX e início do século XX.

A coordenadora do projeto "Letras Que voam" Genny Xavier ficou especialmente sensibilizada com os resultados: “Fizemos duas sessões especiais, uma na terça e outra na quarta e foi tudo muito lindo e muito bom. No final do segundo dia, uma das crianças que estavam com a gente olhou para mim e nos disse que queria morar aqui, isso tudo levando em consideração os livros, as brincadeiras, as atividades, a música e o teatro. Então, quando isso acontece, isso significa que atingimos o nosso objetivo, que é o de incentivas a imaginação das crianças e a prática da leitura”, disse.

2

A colaboradora Agda Marques, integrante da equipe "Letras Que Voam", também ficou muito feliz com os resultados. Ela apresentou vídeos aos visitantes que rememoraram a história completa de Monteiro Lobato e de como surgiram as incríveis histórias do Sítio do Picapau Amarelo. 

A dedicação das integrantes da equipe e a aceitabilidade das crianças e jovens para com a proposta que fora lançada se refletiu nos sorrisos que iam de ponta a ponta. Para Livia Gorette, servidora do Colégio General Osório, “atividades lúdicas fora da sala de aula, aguçam ainda mais a curiosidade e o prazer de estar em contato com os livros. Olhar para as crianças e saber que momentos como esse de prazer e conhecimento podem despertar o desejo de algum  aluno pela leitura é muito prazeroso”, acrescentou.

3

O projeto "Letras que Voam" foi criado em 2015, com o propósito de incentivar a leitura infanto-Juvenil. O projeto é itinerante e visita escolas, praças e associações, com um acerco de mais de 400 livros novos e com visual arrojado, jogos educativos, teatro, música e brincadeiras. Tudo de graça para a população de Itabuna. Para agendar a visita do projeto à sua escola ou bairro, basta entrar em contato com a FICC, através do telefone 3613 4915. 

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915