​ITABUNA NO G-100 DA GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE

O município de Itabuna, no Sul da Bahia, foi confirmado pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos (ANPV), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (FREMAPREV) como um dos 100 municípios brasileiros cuja gestão pública se dá num padrão considerado "de excelência". A informação foi confirmada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) na mesma semana em que o município comemora os seus 105 anos de emancipação política.

Parcerias viabilizam cursos em todos os bairros de Itabuna
Parcerias viabilizam cursos em todos os bairros de Itabuna

Anualmente, a ANPV, em parceria com a FGV e com o apoio da FREMAPREV, realiza a sua pesquisa de avaliação socioadministrativa para escolher os 100 administradores públicos municipais que mais se destacaram pela eficiência dos projetos que colocaram em prática em quatro eixos temáticos: "sustentabilidade", "meio ambiente", "segurança pública" e "combate às drogas". Itabuna se destacou no quarto eixo por conduzir o macro programa "Itabuna: Uma Cidade de Paz, por conseguinte, os subprogramas PACAIS (Programa de Arte e Cidadania em Áreas de Interesse Social), através do qual mantém-se a "Casa das Artes" e o "Viv-à-rte". O programa "Itabuna: Uma Cidade de Paz" é administrado pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC. Os dois subprogramas avaliados pela ANPV atingem, no município, mais de dez mil jovens com cursos nas áreas de Esportes, Saúde, Artes, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente. Entre eles, destacam-se Teatro, Dança de Salão, Ballet, Teclado, Violão, Artesanato, Violino, Bateria, Artes Marciais e Línguas Estrangeiras (Inglês, Espanhol e Francês).

Cursos de teatro levam dão novas perspectivas para jovens
Cursos de teatro levam dão novas perspectivas para jovens

Segundo o deputado federal Marcelo Squassoni, vice-presidente da FREMAPREV, "para chegar aos resultados, inúmeros critérios foram levados em conta para as avaliações formuladas por técnicos, colaboradores e membros do comitê gestor".

Entrega do prêmio acontece em novembro

O presidente da ANPV, Arnaldo Acbas de Lima indica que "nos dias 17 e 18 de novembro será realizado em Brasília, no Senado Federal, o IV Encontro Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos da ANPV, com a finalidade de se efetivar a entrega do Prêmio ANPV 2015".

Da-esquerda-para-a-direita-o-presidente-da-FICC-professor-Roberto-José-o-prefeito-de-Itabuna-Claudevane-Leite-a-deputada-Ângela-Sousa-e-a-coordenadora-da-Casa-das-Artes-Unidade-Sarinha-CSU-Luciana-Seara-F
Da esquerda para a direita o presidente da FICC professor Roberto José o prefeito de Itabuna Claudevane Leite a deputada Ângela Sousa e a coordenadora da Casa das Artes Unidade Sarinha CSU Luciana Seara 

Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, "é muito importante observar os resultados, o alcance dos projetos da FICC numa cidade se esforça para fazer os investimentos. É bom lembrar que tanto a Casa das Artes quanto o Viv-à-rte são dois projetos com investimentos do município. Entendemos que esses projetos são importantes para Itabuna e não abrimos mão de levá-los para todos os bairros, tirando os jovens da violência", disse o prefeito.

Cursos de instrumentos diversos são oferecidos de graça em Itabuna
Cursos de instrumentos diversos são oferecidos de graça em Itabuna

O presidente da FICC Roberto José da Silva disse que Itabuna através da implantação de um novo modelo de gestão, foi possível investir em bolsas auxílios para os educadores sociais e para os monitores, adquirir instrumentos, material pedagógico e de infraestrutura, tudo isso para oferecer para a população cursos de qualidade. Roberto José lembra que "Itabuna conseguiu, através desses programas, sair da vergonhosa posição de primeiro município em vulnerabilidade juvenil a violência para o trigésimo sétimo, ainda extremamente vulnerável, mas estamos no caminho certo e essas políticas impactarão a médio e longo prazo nos indicadores de violência.", concluiu.

Em 2015 a FICC passou a oferecer também curso de Violino
Em 2015 a FICC passou a oferecer também curso de Violino

Para Dayse Santos, coordenadora do programa Viv-à-rte e responsável pela elaboração dos relatórios que foram apresentados à ANPV, "o prêmio é o reconhecimento de todo empenho do prefeito e de sua equipe em prol da efetivação de uma Cultura de Paz no município de Itabuna. Estar entre as 100 cidades brasileiras contempladas com o título de excelência em gestão é a prova de que o trabalho realizado até então tem tido resultados positivos quanti e qualitativamente falando. O programa 'Itabuna: Uma cidade de Paz', aqui representado pelo PACAIS e Viv-à-rte, mantidos pela FICC, é digno do nosso reconhecimento e respeito", ratificou a coordenadora.

Equipe de coordenadoras organizam projetos que envolvem mais de 10 mil jovens
Equipe de coordenadoras organizam projetos que envolvem mais de 10 mil jovens

As informações completas sobre os projetos da FICC, cursos oferecidos e vagas disponíveis, tanto no Viv-à-rte quanto na Casa das Artes, podem ser conseguidas na própria sede da fundação, localizada na Praça Laura Conceição, 339 – Centro. A sede está aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14 às 16h.

Capoeira é um dos eixos identitários de projetos da FICC
Capoeira é um dos eixos identitários de projetos da FICC

Aula de balE na Casa das Artes
Aula de balE na Casa das Artes

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click