ANIVERSÁRIO DE ITABUNA: ÚLTIMOS AJUSTES NA SALA DO LETRAS QUE VOAM

TEXTO: ERIC SOUZA e VILIANE REIS / FOTOS: AGDA MARQUES e EWERTON SANTOS | ASCOM FICC.

Letras Que Voam 5 7 2016

O artista gráfico Geilto Conceição e a professora Nilmecy Gonçalves - Foto: Ewerton Santos. 

O segundo semestre do ano de 2016 começou e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) passará por grandes momentos nas próximas semanas e nos próximos meses. Em dezembro, a FICC completa 15 anos de existência. A comemoração, no entanto, começa desde já, com as festividades dos 106 anos de emancipação política de Itabuna. Entre as atividades a serem desenvolvidas, a FICC estará disponibilizando, no dia 27 de julho, a sala do projeto “Letras Que Voam”, toda ela articulada de um modo que se propicie, dentro da fundação, um gostinho a mais pela leitura, o mesmo denotado pelo projeto em caráter itinerante.

Para a professora, Genny Xavier, coordenadora do Letras Que Voam, “estamos realizando um sonho. Embora o Letras Que Voam tenha o seu caráter itinerante, é indispensável termos também um espaço novo, amplo, confortável, articulado para receber crianças, jovens e até adultos que queiram saborear o prazer da leitura. Então, a sala vem justamente complementar o trabalho que estamos desenvolvendo na itinerância”, disse.

Para a professora Nilmecy Gonçalves, presidente da FICC, “essa sala é o resultado direto das escutas que tivemos da coordenação do Letras Que Voam e dos colaboradores, um pedido que foi feito à presidência da FICC. Compreendeu-se que a FICC fomenta ações de incentivo à leitura. Itabuna tem uma predisposição natural para a literatura e isso se justifica nos grandes escritores e literatos que temos na cidade, renomados nacionalmente e internacionalmente. Agora, estamos nos preocupando com algo que também é primordial, que é a formação dos leitores, ganhá-los a partir de uma relação prazerosa do indivíduo para com o livro. Então, compreendemos isso e vislumbramos a necessidade das atividades itinerantes do Letras Que Voam estarem acompanhadas de um ponto de apoio, uma sala bonita e confortável para que todos possam ler”, explicou a presidente.

WhatsApp Image 20160705
WhatsApp Image 20160705

Ação do projeto "Letras Que Voam" na Escola Batista Teosópolis, no bairro São Pedro. - Foto: Agda Marques. 

Na última quintas-feiras (16 e 21 de junho), o projeto esteve, respectivamente, na Escola Batista Teosópolis, no bairro São Pedro e na Praça Otávio Mangabeira, nesta última oportunidade em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) / Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). As duas ações contaram com apresentações de teatro, composição de oficinas de produção textual, de desenho, apresentações musicais, contação de histórias, recreação lúdica e brincadeiras.

Sobre a ação desenvolvida pelo Letras Que Voam na Escola Batista Teosópolis, a professora Andréa de Santana, coordenadora pedagógica daquela unidade escolar, disse que “a escola tem um papel fundamental, quando se trata de incentivo à leitura. E o projeto da FICC vem desenvolvendo um trabalho muito bom. A leitura deve ser algo prazeroso, e não uma obrigação. O Letras que Voam veio somar com as ações que desenvolvemos aqui na escola com um projeto local chamado ‘Viajando no Mundo dos Livros’, que consiste em fornecer livros para os alunos nos finais de semana”, contou a coordenadora.

O projeto Letras que Voam possui um acervo com 800 títulos de livros, áudio-livros, filmes, CD’s e jogos educativos disponíveis. A FICC ratifica que as visitas e exposições do projeto acontecem sempre de forma gratuita e podem ser agendadas diretamente na sede da fundação, na Praça Laura Conceição, 339 – Centro ou através do número do telefone (73) 3613 4915.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915
X

Right Click

No right click