ANIVERSÁRIO DE JORGE AMADO FAZ SUCESSO EM FERRADAS

ERIC SOUZA | FICC ASCOM

A Prefeitura de Itabuna realizou, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no sábado (8), na “Casa de Jorge Amado”, em Ferradas, o evento “Jorge Amado 103 Anos”, ​comemorando os 103 anos do nascimento do escritor grapiúna. A “Casa de Jorge Amado” foi reformada em 2014 pela FICC e, hoje, é um dos mais importantes espaços de preservação da história do escritor, que nasceu naquela localidade e passou ali os primeiros anos de sua infância.

Apresentação de teatro dirigida por Marquinhos Nô relembra personagens do escritor Foto Flavio Santos
Apresentação de teatro dirigida por Marquinhos Nô relembra personagens do escritor

Segundo a coordenadora Selma Cordeiro, esta é a terceira vez consecutiva que a comunidade de Ferradas é convidada a comemorar o nascimento do escritor, proposta que sempre foi muito bem aceita e assimilada pela comunidade. “Dada a importância do escritor Jorge Amado, não poderíamos deixar passar em branco a data do seu nascimento, uma vez que ele nasceu em Itabuna, no bairro de Ferradas e ganhou um destaque no Brasil e no mundo pelas obras que publicou. Essa já é a terceira vez que a gente comemora o aniversário de Jorge, priorizando a participação das pessoas da comunidade local nessa festividade”, destacou Selma.

A coordenadora da Casa de Jorge Amado Selma Cordeiro preparou uma noite especial para os 103 anos do escritor Foto Eric Souza
A coordenadora da Casa de Jorge Amado Selma Cordeiro preparou uma noite especial para os 103 anos do escritor

Teatro, Música e Dança na comemoração

O evento contou com a participação especial de professores e alunos da Casa das Artes – Unidade Sarinha / CSU, coordenada por Luciana Seara, que disse que “a casa preparou um momento muito especial para essa comemoração, organizamos apresentações de teatro e dança. Além disso, o projeto Casa das Artes tem uma extensão que funciona na própria Casa de Jorge Amado, e os alunos que participam do projeto no local também prepararam um número de dança, que é um dos cursos disponíveis para toda a população de Ferradas”.

Maria das Graças moradora de Ferradas há dez anos e Selma Cordeiro Maria diz que conheceu a história de Jorge depois que foi morar no bairro e que se sente acolhida na casa
Maria das Graças moradora de Ferradas há dez anos e Selma Cordeiro Maria diz que conheceu a história de Jorge depois que foi morar no bairro e que se sente acolhida na casa

Para o ator e diretor de teatro Marquinho​s​ Nô, “a FICC tem feito um trabalho excelente na preservação da memória cultural da cidade, não só na preservação de um ambiente como a Casa de Jorge Amado, como através dos projetos que são mantidos pela fundação. Hoje, vemos um trabalho bonito justamente pelos alunos e professores da Casa das Artes. A preocupação do atual gestor da FICC em torno da preservação das histórias antigas, ao mesmo tempo em que fomenta a formação de novas identidades culturais, é formidável”, disse.

Atores passeiam pela casa e interagem com objetos da infância de Jorge Foto Eric Souza
Atores passeiam pela casa e interagem com objetos da infância de Jorge

A Casa de Jorge Amado está aberta diariamente, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O local funciona como um memorial que preserva as lembranças dos primeiros anos do ator, que viveu ali até os 5 anos de idade. Tudo o que a casa possui foi inspirado em relatos históricos que confirmam a grande aproximação entre os objetos ali preservados e os que efetivamente existiam ali quando Amado ainda aprendia a ler e a escrever. Além do espaço de memória cultural, a casa possui ainda um auditório com capacidade para até 80 pessoas. Informações completas sobre visitas, funcionamento e projetos desenvolvidos no local podem ser obtidos através do telefone (73) 8863 2241.

O professor Rilson Dantas abriu os trabalhos com o melhor da MPB Foto Flavio Santos
O professor Rilson Dantas abriu os trabalhos com o melhor da MPB

Auditório fica lotado durante apresentações de teatro Foto Flavio Santos
Auditório fica lotado durante apresentações de teatro

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Assessoria de Comunicação (ASCOM).

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915