ATORES DA FICC FAZEM SUCESSO EM BLITZ EDUCATIVA DA SETTRAN

Atores encenam três idosas fiscalizadoras do trânsito Foto Eric Souza
Atores encenam três idosas fiscalizadoras do trânsito

Imagine uma situação em que você está dirigindo o seu veículo pela Avenida do Cinquentenário, no Centro de Itabuna e, de repente, na altura da Praça Otávio Mangabeira, no meio da manhã, se depara com três velhinhas atrapalhadas, engraçadíssimas e com alguns recados importantes para todos os que estão no trânsito, indo e vindo. Pois é! Então pare de imaginar e pode ter certeza que foi dessa maneira que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna e com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) efetivou, na manhã deste sábado (19), a primeira blitz educativa no cruzamento da Avenida do Cinquentenário com a Rua Professor Alício de Queiroz, na altura da Praça Otávio Mangabeira (também conhecida como Praça Camacan).

Os atores Alex Francis, João Gilberto Lisboa e Léo dos Anjos intepretaram três velhinhas que saíram de suas casas para irem fiscalizar “in loco” o que povo anda fazendo de bom e de ruim no trânsito da cidade. Por todos os lados, não faltaram elogios aos motoristas e pedestres que agiram sempre de forma correta ou gritos e escândalos àqueles que, de algum modo, transgrediram as normas de trânsito. E não faltaram motivos (tudo com bom humor e dentro de uma proposta educativa, frisa-se, o que foi inclusive bem assimilado por todos os que foram abordados). Por parte dos pedestres, identificaram-se muitos que atravessaram fora da faixa de segurança. Entre os motoristas, as infrações que mais ocorreram foram o avanço na faixa e a falta do uso do cinto. E, entre os motociclistas, foram identificados muitos conduzindo os seus veículos de sandália, de bermuda ou mesmo com o uso inadequado dos capacetes.

O agente de trânsito Alfredo Nunes disse que as pessoas pedem ações educativas e criativas Foto Eric Souza
O agente de trânsito Alfredo Nunes disse que as pessoas pedem ações educativas e criativas

Para o agente municipal de trânsito Alfredo Nunes, “toda a ação educativa é muito importante porque reforça os hábitos de segurança no trânsito, tais como usar o cinto, evitar o uso do telefone celular enquanto dirige e respeitar a faixa de pedestres”.

A professora Maria do Carmo Silva riu muito com as abordagens das velhinhas fiscalizadoras Foto Eric Souza
A professora Maria do Carmo Silva riu muito com as abordagens das velhinhas fiscalizadoras

A professora Maria do Carmo Silva, moradora do bairro de Fátima, estava caminhando pela Cinquentenário no momento da ação e parou para elogiar o trabalho da SETTRAN: “as pessoas precisam se conscientizar de que é preciso que haja ‘Educação’ no trânsito. A gente sabe que o trânsito estressa muito as pessoas, muita gente agindo como se as leis não existissem e isso acaba causando acidentes. Então, tratar esse assunto com leveza, com humor, é muito bom”.

O condutor José Rocha foi elogiado pelas Irmãs Cajazeiras Foto Eric Souza
O condutor José Rocha foi elogiado pelas Irmãs Cajazeiras

O diretor de Teatro Marquinhos Nô explica que todo o processo de abordagem passou por uma pesquisa ampla. “Mesmo em se tratando de humor, nós estamos lidando com teatro de rua, aliado a uma proposta pedagógica que está submetida aos imprevistos. Então, a gente precisa estudar as características das personagens, estudar as regras de trânsito e saber como lidar com os imediatismos. O resultado disso são essas três velhotas capazes de fazerem as pessoas rirem de si mesmas. Isso é bom”, disse.

O Secretário de Transporte e Trânsito e Presidente da FICC, Roberto José da Silva, confirmou que as blitzen com a participação de Grupos de Teatro continuarão a ser realizadas durante todo o decorrer da programação da Semana Nacional de Trânsito, que prossegue até o dia 25.

.
  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915