CARNAVAL TERÁ SEGURANÇA REFORÇADA

maxresdefault
maxresdefault

Mais de 800 pessoas entre policiais militares, policiais civis e guardas municipais estarão garantirão a paz e a tranquilidade nos 3 dias de festa. 

A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania FICC), confirmou nesta quarta-feira (8) que está com tudo pronto e organizado para o início do Carnaval Antecipado, marcado para as 16h desta sexta-feira (10), com a realização da 38ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O prefeito Fernando Gomes indica que estão sendo ajustados os últimos detalhes para a festa.Além do tradicional circuito cultural, com bandas e blocos tradicionais que perfazem a Lavagem do Beco do Fuxico, o carnaval retoma o seu lugar de praxe entre as Avenidas Aziz Marom e Mário Padre e, ainda, para a Praça Olinto Leoni. A programação prevê ainda atrações exclusivas para as crianças. “Nós queremos fazer uma festa para a família e é assim que vai ser, com muita paz e muita segurança”, afirmou o prefeito.

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Daniel Riccio indica que “o Carnaval Antecipado será reforçado com o aumento do efetivo para os três dias da folia, incluindo a Lavagem do Beco do Fuxico. O policiamento ostensivo no circuito da folia contará com o apoio de unidades de outras cidades, a exemplo de Ilhéus, Eunápolis e Porto Seguro”. Somente pela Polícia Militar, cerca de 300 profissionais estarão atuando no local.

729 Itabuna ba

A Prefeitura de Itabuna espera um público de cerca de 100 mil pessoas por dia no Carnaval Antecipado. 

O Chefe da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos, disse que coordenação o carnaval já definiu o local onde será instalada a base da PM, em uma das salas do Espaço Cultural Professor Josué Brandão. No mesmo local, serão organizados ainda uma Central de Plantão da Polícia Civil, posto de atendimento médico e posto avançado do Corpo de Bombeiros. Reforços acontecerão ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Agentes da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal também estarão envolvidos, sobretudo nos acessos da cidade.  

Ao longo da avenida, já foram instaladas plataformas elevadas que permitirão uma maior visualização da multidão.

Na área da Polícia Civil, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) informou que estarão escalados cerca de 30 profissionais entre delegados, escrivães e investigadores. Para possibilitar o trabalho completo, a Polícia Civil estará no local da folia com todos os equipamentos tecnológicos, visando agilizar os serviços e acelerar o processo de identificação e detenção de bandidos e desordeiros.

BOMBEIROS

O 4º Grupamento do Corpo dos Bombeiros ficará instalado na sala do Arquivo Público Municipal, também no prédio do Espaço Cultural Prof. Josué Brandão.  O Tenente Coronel Edson Santos Neiva indica que o efetivo já está trabalhando nas vistorias em todo o circuito, procedendo a avaliação de estruturas como camarotes e palcos. Nesta quinta-feira (9), os trios elétricos também serão vistoriados, bem como a rede de energia elétrica.

ATENDIMENTO MÉDICO

gapa
gapa

GAPA e Grupo Humanus farão campanhas de prevenção durante a folia. 

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão,  juntamente com a Comissão Organizadora, também já definiu o espaço destinado ao atendimento médico que também terá uma estrutura especial no térreo do Espaço Cultural.

Segundo o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itabuna, Fábio Santana, os foliões terão à sua disposição 2 médicos, 2 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem nos três dias de festa. A equipe contará ainda com 2 ambulâncias (1 avançada e 1 básica), 2 auxiliares administrativos, 1 auxiliar de serviços gerais, além dos coordenadores médico, administrativo e de enfermagem).

O Grupo Humanus e o Grupo de Apoio e Prevenção da Aids (GAPA), que trabalham voluntariamente na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), também estarão com o seu bloco atuando na distribuição de preservativos e folhetos educativos sobre riscos e prevenção às doenças, como Hepatites Virais e Aids.

Pelos cálculos dos organizadores, somente em equipes de segurança e de saúde, a Prefeitura de Itabuna está mobilizando cerca de 800 pessoas por dia. A expectativa é de que o Carnaval Antecipado de Itabuna receba um público de aproximadamente 100 mil pessoas por dia.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915