Carnaval: prefeitura garante trânsito organizado e transporte coletivo

TEXTO E FOTOS: Eric Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) - ASCOM FICC.

protesto rodoviários e1431358737782

Acordo entre prefeitura e empresários assegura serviço de transporte coletivo durante todo o decorrer do Carnaval Antecipado, inclusive durante a madrugada. - Foto: Arquivo Bahia 24hs.

A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) vem promovendo reuniões com segmentos específicos da sociedade para discutir esquemas especiais de transporte, trânsito, funcionamento do comércio e apresentações artísticas durante a realização do Carnaval Antecipado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

Essa semana o presidente da FICC, Daniel Souza Leão, esteve reunido na segunda-feira (16) com o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Cláudio Dourado, com o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos, e com os gerentes das concessionárias de transporte coletivo Elvis Souza, da Viação Sorriso da Bahia e Wendell de Souza, da Transporte Urbano São Miguel.

 DSC0038
DSC0038

Na foto, de pé, o presidente da FICC, Daniel Leão, discute o esquema especial, juntamente com o secretário de Transporte & Trânsito, Cláudio Dourado e gerentes das concessionárias. - Foto: Eric Souza. 

Durante a reunião, definiu-se o esquema especial de serviço de transporte coletivo. Por determinação do prefeito Fernando Gomes, “o carnaval será iniciado mais cedo e concluído sempre antes das duas da manhã, por questões de segurança”, ressaltou ele. Ou seja, na sexta e no sábado a folia termina à 1h da manhã e no domingo à 0h. Após as 23h, horário em que os ônibus serão recolhidos nas garagens, o Carnaval Antecipado contará com o sistema de transporte em blocos, através do qual cerca de nove veículos estarão disponíveis para o folião, todos saindo da Praça Otávio Mangabeira (3 ônibus atenderão a região do bairro São Caetano; outros 3, a região da Califórnia; e mais 3, a região de Ferradas). Segundo Elvis Souza, “essa organização funciona a partir da premissa da lotação máxima de cada veículo. Na medida em que os veículos forem enchendo, eles partem para os seus destinos e um outro já toma o lugar para aguardar novos passageiros e o transporte vai funcionar assim até o encerramento da festa”.

 

BANDAS

 DSC0081
DSC0081

Comissão organizadora avalia as propostas de bandas e artistas. - Foto: Eric Souza. 

Na tarde de terça-feira (17) a comissão do carnaval se reuniu para fazer uma pré-avaliação das bandas que participarão do carnaval antecipado. Foram avaliadas mais de 100 propostas que passaram por um crivo rigoroso de documentação exigido pela FICC:  certidões negativas, cópia de contratos, capa de CDs, cartão do CNPJ e propostas de preços, dentre outras. A relação das bandas classificadas será divulgada pelo site da FICC e ainda afixada no mural da sede da entidade em data ainda a ser definida. 

 

COMÉRCIO

 DSC0066
DSC0066

Setores representativos do comércio varejista avaliam com bastante otimismo a realização do Carnaval Antecipado de Itabuna. - Foto: Eric Souza. 

O funcionamento do comércio foi discutido em reunião também realizada nesta terça-feira. Além de Daniel Leão e Jorge Vasconcelos, compareceram o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, John Vinícius Oliveira Nascimento, o diretor da Confederação dos Diretores Lojistas de Itabuna (CDL), Jorge Antônio Braga, o diretor social da CDL, Carlos Leahy, e o presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Itabuna (SINDICOM), Eduardo Oliveira Carqueija.

Carlos Leahy considerou que a realização da Lavagem do Beco nunca representou fator impeditivo para o fundionamento normal do comércio. "Nunca houve quaisquer intercorrências que impedisse o funcionamento das lojas”, ratificou o diretor. Por esse motivo, decidiu-se pelo funcionamento normal do comércio, tanto na sexta-feira, quanto no sábado. O presidente da FICC, Daniel Leão, ponderou ainda que não haverá necessidade de interrupção em meio turno na segunda-feira pós-carnaval (13).  “A nossa festa não vai até de manhã, então, garantiremos expediente normal”, ponderou o presidente ratificando que as reuniões têm sido muito positivas e que “o empresariado local está recebendo com bastante otimismo a ideia de trazermos de volta o Carnaval de Itabuna, promessa que foi feita pelo nosso prefeito”, disse.

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915