Secut

arte base encontro

"Pelo Direito de Brincar" é o mote central do I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o evento reunirá pela primeira vez as instituições contempladas pelo Edital nº 01/2012. Em pauta estarão temas como Culturas da Infância, ludicidade e formação de redes.

.

Leia mais:I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia defende o Direito de Brincar

  • Criado em .

topo

Com transmissão pela internet e em salas de 33 municípios baianos, videoconferência explica como participar do edital e abre espaço para esclarecimento de dúvidas

webflyer calendário das artes 2014 - 2chamada videoconferenciaPara divulgar e dar instruções sobre a 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), promotora do edital, vai realizar uma videoconferência no dia 14 de agosto (quinta-feira), das 14h30 às 17 horas. A videoconferência é conduzida pela equipe da FUNCEB e pode ser acompanhadas ao vivo pela internet (no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br) ou em pontos de exibição localizados em 33 municípios baianos, incluindo o próprio local de transmissão das palestras – o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Além de apresentar os conteúdos que focam especialmente em como preencher o Formulário de Inscrição, único documento exigido para a apresentação de propostas ao Calendário das Artes, a videoconferência permite o diálogo com os participantes, que podem tirar suas dúvidas. Isto é possível através de envio de perguntas pelo site, para aqueles que acompanharem via internet, ou pelos mediadores presentes nas salas de transmissão, para aqueles que comparecerem aos locais.

A videoconferência é realizada em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.

.

Leia mais:Videoconferência orienta sobre o Calendário das Artes

  • Criado em .

funceb

Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado.

Promovido pela FUNCEB, o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, com um aporte total de R$ 637 mil para apoiar no mínimo 49 projetos.

Nesta 2ª Chamada do ano, o Calendário das Artes se volta a propostas que sejam iniciadas de 1º de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

.
  • Criado em .

download

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) informa publicou na edição da última quarta-feira, 20, do Diário Oficial do Estado a portaria que estabelece o processo eleitoral para membros dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio.

Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT). O cadastramento de eleitores e candidatos será possível no período de 21 de agosto e 20 de setembro de 2014, através de plataforma virtual disponível no site da SecultBA.

.
  • Criado em .

 

Albino RubinO prazo para indicações de órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais, nacionais ou estrangeiras a serem homenageadas com a Comenda do Mérito Cultural segue até odia 31 deste mês. A distinção tem como objetivo homenagear personalidades que prestaram relevantes contribuições para a cultura da Bahia, e foi instituída pelo Governo da Estado através do decreto nº 14. 917, de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Para indicar seus candidatos, a sociedade - pessoas físicas ou jurídicas - devem preencher o formulário com dados e breve histórico do(a) indicado(a), disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Excepcionalmente, neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas, sendo dez em cada uma das três classes divididas em Júnior, Sênior e Póstuma. As comendas da primeira categoria destinam-se a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural. As da segunda contemplam nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana. As da classe póstuma deverão ser entregues aos sucessores diretos dos agraciados, sendo um reconhecimento da atuação em prol da cultura baiana de alguém já falecido. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das classes...

O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, explica que, da mesma forma que o Governo Federal dispõe da Ordem do Mérito Cultural para homenagear personalidades e instituições relevantes para o campo da cultura no Brasil, a Bahia passa agora a dispor da Comenda do Mérito Cultural. “No nosso estado, a escolha dos homenageados não será apenas realizada pelo poder público. Asociedade terá participação garantida na indicação daspersonalidades e instituições que construíram e promoveram a nossa Cultura”, afirma.

Os atos de concessão da Comenda do Mérito Cultural são administrados por uma Comissão formada pelo secretário Estadual de Cultura e mais 15 membros representantes das seguintes instituições: Associação Baiana de Imprensa, Academia de Ciências da Bahia, Academia de Letras da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia, Superintendência de Promoção Cultural da SecultBA, Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, um representante das universidades estaduais da Bahia e um representante das instituições federais de ensino superior da Bahia.

A entrega das insígnias e diplomas deve acontecer uma vez por ano em ato solene, preferencialmente na data simbólica do dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.

.
  • Criado em .

crdenciamentoO que?

O credenciamento é uma forma de contratação direta adotada pela Administração Pública que certifica fornecedores para prestação de serviços. O sistema de credenciamento é balizado pela lisura, transparência e tratamento isonômico aos interessados, suas regras estão definidas no regulamento publicado em Diário oficial juntamente com a portaria, que o institui.

Pretendemos através do processo de credenciamento dinamizar a programação dos Espaços Culturais da SECULT, através da contratação de serviços artísticos de bandas, grupos e artistas para apresentações artísticas nos projetos e eventos realizados pela SECULT.

Como participar?

A inscrição se dará através de preenchimento de formulário disponibilizado abaixo nos postos de inscrição, enviados juntamente com a documentação descrita no Regulamento de Credenciamento, disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Cultura.

.

Leia mais:Apresentações artísticas de artistas, grupos e bandas nos Espaços Culturais da SecultBA

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915