INSCRIÇÕES ONLINE PARA EDITAIS 2014 DO FCBA TEM AUMENTO DE 61%

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga balanço das inscrições para editais do Fundo de Cultura da Bahia, realizadas através do sistema Clique Fomento (Sistema de Informações e Indicadores em Cultura - SIIC). No total, foram inscritos 1725 projetos até esta terça-feira (21), quando foi encerrado o prazo de envio. O número revela um aumento de 61% em relação a última chamada, realizada entre dezembro e janeiro de 2013. Ainda não foram contabilizados os projetos encaminhados através dos Correios. Das 1725 propostas recebidas, mais de 60% foram enviadas no último dia de inscrição, sendo que 540 foram recebidas após as 19 horas do dia 21 de janeiro.

O balanço revela também as chamadas mais concorridas: Música, com 298 projetos; Audiovisual, com 249; e Demanda Espontânea, que recebeu 155 propostas. Além disso, chamam atenção os números das propostas encaminhadas para os editais de Economia Criativa, com aumento de 300%; Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo, com 318,18%; Territórios Culturais, 303,85% e Dança, com 232,35%. A SecultBa trabalha para que o resultado da análise prévia, com a relação de propostas inscritas e não inscritas, seja divulgado até o próximo dia 18 de fevereiro.Em 2014, Serão destinados R$ 41 milhões ao Fundo de Cultura da Bahia. Para estes editais (21 setoriais, mais Demanda Espontânea), serão investidos R$ 30,66 milhões, o que representa um acréscimo de cerca de 10% do recurso em relação aos mesmos editais em 2013, quando foram destinados 27,8 milhões

.

O superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, diz que foram recebidas propostas de todos os territórios de identidade do estado. "Sem dúvida as 226 oficinas realizadas em todos os 27 territórios de identidade contribuíram para o número expressivo de inscrições. O guia de orientações e os vídeos tutoriais de uso do sistema também contribuíram para uma maior familiaridade com a ferramenta. A Região Metropolitana de Salvador continua tendo a maior participação, representando 52,7% das propostas recebidas", revelou. Outras regiões que mais apresentaram propostas foi o Recôncavo (6,2%), Portal do Sertão (4,58%), Chapada Diamantina (3,65%) e Irecê (3,42%).

Crescimento

Para o diretor o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, nos últimos sete anos, foram implementadas melhorias administrativa e funcional da autarquia, o que empreendeu a difusão dos bens culturais - materiais e imateriais - da Bahia, e estimulou a participação de comunidades e gestores locais para conservação adequada e preservação das referências de memória cultural coletiva. "Essas ações, além de inaugurações de obras de restauro, lançamento de publicações, videodocumentários e entrevistas da TV IPAC, os debates públicos e as exposições itinerantes em Salvador e diversos municípios do Estado disseminaram, ainda mais, a temática da 'arquitetura, urbanismo e patrimônio', estimulando a sociedade civil à maior participação nos editais", explica o diretor.

Já a diretora da Economia da Cultura, Carmen Lima, declarou que ficou satisfeita com o expressivo aumento do número de inscritos no edital de economia criativa, o que, segundo ela, sinaliza um maior interesse dos agentes culturais do estado em pensar a dimensão econômica da cultura. Carmen esclarece que "a ampliação do número de projetos inscritos pode ser atribuída aos seguintes fatores: uma maior discussão sobre tema economia criativa, em 2013, devido à mobilização para a elaboração do Documento Bahia Criativa; o aperfeiçoamento do texto do edital no qual se procurou detalhar melhor os seus objetivos e a natureza dos projetos que podem ser apoiados; e uma maior divulgação nas redes sociais, em encontros presenciais, junto aos colegiados setoriais e pelos representantes territoriais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) ".

Edital de apoio a grupos culturais é prorrogado

A SecultBA informa que o Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014, realizado através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), terá as inscrições via Correios prorrogadas até 23 de janeiro, próxima quinta-feira. Já o prazo para envio de propostas via sistema online fica devidamente encerrado em 21 de janeiro, conforme previsto.

A medida se deve ao fato de que, para este edital em específico, pessoas físicas e pessoas jurídicas se equiparam quanto aos valores passíveis de serem concedidos, não havendo o limite de 150 salários mínimos existente nos demais editais para as pessoas físicas. No entanto, a exceção não foi habilitada no Clique Fomento, sistema que rege as inscrições virtuais, e os proponentes que pretendiam se inscrever no certame como pessoa física não conseguiram enviar propostas nos termos estabelecidos no edital.

Oficinas de divulgação dos editais FCBA capacitam cerca de 3 mil pessoas

Dando continuidade à política de descentralização de recursos para a Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizou, entre os meses de dezembro e janeiro, 226 oficinas de divulgação dos Editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Participaram dos encontros 2.980 pessoas entre produtores e dirigentes culturais, artistas, professores e interessados em enviar propostas para os 21 editais do FCBA 2014 e para a Demanda Espontânea.

As oficinas foram ministradas por profissionais contratados para esta finalidade, permitindo a ampliação do número de oficinas em relação a anos anteriores e pelos 24 representantes territoriais da Cultura, que são colaboradores da SecultBA que atuam como articuladores nas relações dos segmentos culturais entre os municípios dos territórios.

tabela01

  • Criado em .
© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.

Praça Laura Conceição, 339
Centro - Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915

Receba todas as informações da FICC em seu emails.
Cadastre seu email no formulário ao lado.

Newsletter

© Copyright 2012/2017 FICC
Todos os direitos reservados.
Praça Laura Conceição, 339, Centro
Itabuna/BA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(73) 3613-4915